Idam capacita produtores em Eirunepé

O Departamento de Assistência Técnica e Extensão florestal/Datef e a Gerência de Apoio a Produção Florestal Madeireira – GPM realizou no período de 30 agosto a 02 de setembro, no município de Eirunepé, o curso de Planejamento da Colheita e Técnicas de Corte com Impacto Reduzido.
As ações fazem parte do Convênio 014/2006 PNF (Programa Nacional de Florestas) celebrado entre Idam/MMA.
Participaram 25 alunos, entre operadores de motosserras e estudantes do Curso de Técnico em Manejo Florestal realizado pelo Governo do Estado por meio do CETAM.
O curso foi desenvolvido por meio de aulas teóricas, ministradas pelo gerente de Apoio a Produção madeireira, Nataniel Carvalho e aulas práticas, através de parceria entre Idam/Instituto Mamirauá. As aulas foram ministradas na própria floresta pelo de técnico em operação de motosserra, Jezenias Silva. Durante o evento foi r essaltada a importância da assistência técnica, onde foram apresentadas as várias metodologias e os mecanismos de aplicação, bem como segurança no trabalho e técnicas de exploração florestal com impactos ambientais reduzidos, visando a promoção das técnicas de Manejo Florestal e o fortalecimento dos arranjos produtivos locais como fonte geração de emprego, renda e negócios sustentáveis, aliado a conservação do meio ambiente nos municípios do interior do Estado.
Desta forma o Idam vem cumprindo sua missão e capacitando os produtores florestais no interior do Estado dotando-os de conhecimentos técnicos e práticos. Uma forma de melhorar o desenvolvimento de suas atividades.