Idam Codajás realiza curso de boas práticas de manejo do açaí

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Codajás (Idam/ Codajás) realizou, entre os dias 14 e 16 de março, o curso de ‘Boas Práticas de Manejo do Açaí de Codajás’, que contou com a participação de 40 agricultores familiares.

A ação obteve o apoio de instituições envolvidas na cadeia produtiva do açaí, dentre elas, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) e a empresa Frooty. Na oportunidade, foram entregues a 13 agricultores familiares a Certidão de Produto Orgânico com referência ao cultivo do fruto em questão.

Segundo a gerente do Idam/Codajás, Valderline de Souza Tomé, o curso tem como objetivo colaborar com a manutenção da produtividade e qualidade do açaí na região, através de uma visão sustentável.

“O evento foi de suma importância para promover a conscientização a respeito do tema e possibilitar a disseminação de informações técnicas de forma a contribuir com a sustentabilidade desta cadeia produtiva. Além disso, as certidões entregues aos agricultores durante a ação, agregam valor ao produto no momento em que os mesmos forem comercializar o fruto”, disse.

O curso de ‘Boas Práticas de Manejo do Açaí de Codajás’ contou com 40 agricultores familiares