Idam comemora 22 anos de atuação desenvolvendo o Amazonas

Na manhã desta segunda-feira (19/03), servidores e colaboradores do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), órgão integrante do Sistema Sepror, comemoraram os 22 anos de existência do instituto.

O evento contou com a presença do diretor-presidente do Idam, Luiz Herval; do secretário executivo da Sepror, Alexandre Henrique, que representou o secretário José Aparecido; do diretor administrativo e financeiro, Miberwal Ferreira; e dos chefes de departamento do Idam, Nadiele Pacheco e Alfredo Pinheiro, ambos representando o diretor de Assistência Técnica e Extensão Florestal, Malvino Salvador, e o diretor de Assistência e Extensão Rural, Airton Schneider.

O diretor-presidente do Idam, Luiz Herval, parabenizou os servidores e destaca a maturidade do Instituto completando os 22 anos levando assistência técnica e extensão aos agricultores familiares do interior do estado.

Diretor-presidente do Idam, Luiz Herval

“Parabenizo a todos pela escolha dessa profissão, pela importância que ela representa para a sociedade, de poder, com a tecnologia, com uma palavra amiga, junto a esses agricultores, fazer com que a gente consiga produzir alimentos. Durante esse tempo, nós adquirimos uma maturidade profissional de relacionamento com os produtores, com as prefeituras, com as organizações, para a gente fazer de uma maneira conjunta o tão sonhando desenvolvimento agrícola do interior, junto ao Sistema Sepror”, comentou o diretor.

Histórico – Oriundo da antiga Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Amazonas (Emater-AM), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam) foi criado em 18 de março de 1996, por meio da Lei Estadual n° 2.384, como uma autarquia de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa, financeira e técnica com a finalidade de executar as atividades antes desenvolvidas pela Sepror, Emater-AM, Codeagro e a Defesa Agropecuária Estadual.

Em maio de 2007, o Idam absorveu parte das atividades da Agência de Florestas e Negócios Sustentáveis do Amazonas (Afloram) e o nome foi alterado para Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas, permanecendo a sigla Idam.

Diretoria e funcionários no auditório do Idam Manaus

Atualmente, o Idam é uma autarquia, vinculada ao Sistema Sepror e se faz presente em todo o Estado com 67 Unidades Locais, tendo como finalidade a supervisão, coordenação e execução de atividades de assistência técnica, extensão agropecuária e florestal, no âmbito das políticas e estratégias dos governos federal e estadual para os setores agropecuário, florestal, pesqueiro e agroindustrial.

O Idam executa suas ações com recursos próprios, oriundo do Governo do Amazonas, recebendo também apoio de diversas instituições parceiras, como ministérios, outras secretarias de governo, prefeituras e organizações não governamentais.