Idam comemora Dia da Extensão Rural nesta terça-feira (06/12)

Extensionista rural do Idam tem como objetivo aumentar a produção, a produtividade e a renda da família (Foto: Antônio Barros Jr/Idam)

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) tem em seus quadros aproximadamente 550 funcionários, todos ligados direta ou indiretamente à extensão rural. Nesta terça-feira (06/12), quando se comemora o Dia Nacional da Extensão Rural, a autarquia celebra a atuação dos agentes que levam o conhecimento técnico ao campo, seja em contato direto com os produtores rurais, seja na retaguarda administrativa, atuando para que o sistema inteiro funcione.

Por meio de seus extensionistas, o Idam contribui decisivamente para o desenvolvimento do setor primário, em busca da autonomia do estado na produção de alimentos. A extensão rural atende a políticas públicas, levando conhecimentos necessários para o desenvolvimento nas mais diversas culturas e, ao mesmo tempo, buscando proteger o meio ambiente e seus recursos. No Amazonas, a atividade enfrenta desafios maiores, como as grandes distâncias e a necessidade de preservação da floresta.

Participantes do Dia de Campo com técnico da Unidade Local do Idam, de Iranduba

Entre os profissionais do Idam estão grandes personagens da extensão rural no Amazonas. Exemplo é o engenheiro agrônomo Milton Barbosa Filho, ou Zé Milton, que atua há 42 anos no Idam, sendo um dos extensionistas rurais mais conhecidos e experientes do estado. Hoje orientador de profissionais mais jovens, ele expressa orgulho de sua trajetória na área.

“Trabalhar na extensão rural é uma missão que nos orgulha, por ter a oportunidade de apresentar ao produtor rural alternativas tecnológicas e gerenciais para melhorar as práticas em seu processo produtivo, em seu nobre ofício de produzir alimentos e matérias primas, contribuindo com a construção da riqueza social e bem-estar das famílias e da sociedade como um todo”, afirma Zé Milton.

Orgulho semelhante é o de Hugo Stênio Gama dos Santos, chefe do Departamento de Planejamento do Idam. “A extensão rural é o elo entre as políticas públicas e a agricultura familiar. Estudamos sobretudo para podermos levar essas informações para os agricultores, com quem trocamos experiências e conhecimentos. A maior satisfação de um extensionista é ver o sucesso dos agricultores. É contagiante”, declara Hugo, há 34 anos na atividade.

Extensão rural e novas tecnologias

Ao lado dos agentes em campo, profissionais e acadêmicos de diversas áreas se associam à extensão rural, atuando nas pesquisas de campo e desenvolvendo novas tecnologias de desenvolvimento, criação, cultivo e extrativismo vegetal. Aí se incluem profissionais de Engenharia Agronômica, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Bioquímica, Zootecnia, Logística, Administração, Contabilidade, Estatística, entre outras, todos com o mesmo propósito de desenvolver o setor primário.

O atual diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, é engenheiro de pesca por formação e atua como extensionista rural desde 2007. Para ele, a constante missão de desenvolvimento das diversas atividades rurais, vai ao encontro das necessidades do Estado do Amazonas, que busca uma alternativa sustentável de diminuir a dependência da Zona Franca de Manaus.

“A extensão rural já mostra há muitos anos que o nosso setor primário pode ser a nossa principal matriz econômica pois, além de empregar milhares de pessoas, garante alimentos e colabora permanentemente com o meio ambiente. Todos os extensionistas rurais merecem nosso reconhecimento”, assinala.

História

No Brasil, a extensão rural teve início no fim da década de 1940, quando observada a necessidade de desenvolvimento social também no campo, para combater o êxodo rural e ocupar de forma ordenada e produtiva todo o território brasileiro. Oficialmente a atividade foi institucionalizada em 1948, com o início das atividades em Minas Gerais.

No Amazonas, os registros apontam para o ano de 1966, com a criação da Associação de Crédito e Assistência Rural do Amazonas (Acar-AM).

Na atualidade, o Idam conta com extensionistas instalados em 73 escritórios locais em todos os 62 municípios do Amazonas.

Texto: Nailson Castro

Arte: (Gecom/Idam)