Idam dá continuidade a trabalhos junto à cooperativa Cooperaq no município de Barreirinha


Visita técnica também prestou assistência a agricultores rurais da região do Chapeleiro

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, na terça-feira (14/03), uma visita técnica aos produtores da comunidade Cabeceira do Chapeleiro, no município de Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus), com o objetivo de prestar Assistência Técnica e Extensão Rural a agricultores familiares da comunidade.

“Na ocasião, nossos técnicos se reuniram com as lideranças da cooperativa Cooperaq para alinharmos as ações para este ano com base no Diagnóstico Rural Participativo realizado no início do ano. Também ficamos de verificar a realização de um curso de cooperativismo na comunidade”, delineou o engenheiro agrônomo Lucas Nobre.

As visitas técnicas foram realizadas pelo engenheiro agrônomo Lucas Nobre e pelo técnico Walter Menezes, que também realizou a 2ª adubação de cobertura na capineira na propriedade do agricultor Manoel do Carmo, já podendo observar os resultados da 1ª adubação realizada 15 dias atrás.

Os trabalhos, realizados juntamente à Cooperaq, dão continuidade ao diagnóstico realizado em janeiro deste ano. Através de entrevistas, questionários e outras dinâmicas, o diagnóstico buscou extrair dos participantes os fatores que influenciam negativamente no desenvolvimento e qualidade de vida da comunidade.

A importância estratégica desta iniciativa está ligada ao planejamento das ações e organização das soluções para os problemas relatados, que vai facilitar a construção de um modelo mais sustentável de produção, com retorno econômico seguro e qualidade de vida para as populações rurais.

Segundo o gerente da unidade local, o engenheiro agrônomo Rafael Koide, este atendimento se dá na região do Rio Andirá, sendo a primeira vez que a equipe está atendendo exclusivamente às comunidades quilombolas do município de Barreirinha

“Essas ações fazem parte do Plano Operativo de 2023, da unidade local do Idam em Barreirinha, através do qual estamos levando esses serviços às comunidades, em uma parceria com a Secretaria de Produção do município. Cada técnico está designado a levar acompanhamento técnico, ajudar na estruturação e regularização das organizações de produtores”, ressaltou Koide.

FOTOS: Divulgação/Idam

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas: Antônio Barros Jr. (98145-1183), Ártemis Cunha (98406-5021), Nailson Castro (99113-2311), e Rita Ferreira (98208-9685).