Idam de Anamã apresenta programa Pró-Mecanização a produtores rurais locais

A unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Anamã, município distante 168 quilômetros de Manaus, representada pelo seu gerente, George Mario Grijó, realizou, na manhã da última segunda-feira, (11/06), reunião com produtores da comunidade Nossa Senhora de Nazaré, localizada na margem esquerda do Rio Solimões.

Gerente do Idam em Anamã, George Grijó, em reunião com produtores da comunidade Nossa Senhora de Nazaré.

Como pauta principal da reunião, foram repassadas aos 16 produtores familiares presentes, informações a respeito do Programa de Pró-Mecanização, lançado pelo Governo do Estado do Amazonas, através do Idam e da Secretaria de Produção Rural (Sepror) no mês de maio. As condições do programa, bem como sua importância estratégica para a agricultura familiar foram apresentadas aos produtores.

O gerente George Grijó, enfatiza as novas possibilidades concedidas a partir do lançamento do programa de Pró-Mecanização em Anamã, “O impacto do programa foi positivo no município, e a qualidade de vida dos produtores, por conta disso, tende a mudar pra melhor”.

Gerente do Idam, George Grijó durante visita à comunidade Nossa Senhora de Nazaré, localizada na margem esquerda do Rio Solimões.

George destaca ainda, que, a partir das informações repassadas, os produtores já trabalham com a possibilidade de expandir suas áreas produtivas, com foco em culturas de terra firme, “os produtores, que em sua maioria moram em terra de várzea, atualmente, focam principalmente no plantio da malva, banana e mandioca, devido também às enchentes constantes”.

Na ocasião foi realizada ainda, palestra sobre a renegociação de dívidas relacionadas a operações de custeio junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para auxílio no desenvolvimento de atividades agropecuárias, pesqueiras e florestais.

George Grijó, durante a atividade, realizou ainda palestra sobre a renegociação de dívidas.

Programa Pró-Mecanização

O Programa de Pró-Mecanização é uma linha de crédito subvencionada pelo Governo do Estado, através da Sepror, por meio do termo de convênio n° 04/2015 (Sepror/Agência de Fomento do Estado Amazonas – Afeam e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – Idam), com vigência até 2020.
Por meio do Programa Pró-mecanização, o Governo do Estado melhora a qualidade de vida dos produtores rurais do Amazonas, tirando-os de práticas artesanais no trabalho da terra e introduzindo atividades com máquinas, tratores e demais equipamentos que permitam aumentar a produtividade e diminuir o esforço físico do agricultor familiar. Possibilitando o aumento da produtividade nos cultivos e, consequentemente, melhor lucratividade ao beneficiário.