Idam de Barreirinha realiza cadastro de agricultores familiares no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

A unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em Barreirinha, distante 331 quilômetros de Manaus, iniciou na última quinta-feira, 12, ação cadastral voltada aos agricultores familiares do município na chamada pública 001/2018 – Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Agricultores familiares preenchem a documentação necessária.

A atividade, realizada na sede do Idam no município, visa garantir, aos beneficiados, além do acesso à alimentação em quantidade, qualidade e regularidade necessárias, a segurança e o incentivo para o correto progresso de suas atividades.
Seguindo as diretrizes do programa, parte dos alimentos será adquirida pelo governo diretamente dos agricultores, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e demais povos e comunidades tradicionais, e serão destinados à formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social.
Segundo o gerente local do Idam em Barreirinha, Carlos Calafate, a expectativa é de um alcance significativo no município e destaca, “isso se dá, graças ao empenho da equipe do Idam local e da eficaz divulgação através de programas de rádio e reuniões nas comunidades”.

Agricultores buscam, por meio do programa, o avanço nas suas atividades.

O PAA
O programa é fomentado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e operacionalizado no Estado pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A operacionalização do programa envolve a ação integrada de todo o sistema Sepror, sendo o Idam o grande apoiador na seleção e prospecção dos produtores e produtos a serem fornecidos e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), que garante a qualidade do produto a ser distribuído. O excedente desta produção pode ser encaminhado aos outros programas que são de responsabilidade da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), como o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), o Balcão de Agronegócios e as Feiras de Produtos Regionais. As prefeituras têm um papel importante e indispensável, através de suas secretarias de Produção, bem como de Assistência Social.