Idam de Fonte Boa apresenta as potencialidades da meliponicultura para os produtores da região

Em Fonte Boa, a 680 quilômetros de Manaus, a unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), juntamente com o Idam-central promoveu na tarde da última sexta-feira, (15/06), curso de capacitação técnica sobre meliponicultura.

    Gerente e bióloga Eliane Débora, da Gerência de Apoio à Produção de Animal Silvestre (Geas), à esquerda durante a atividade.

O curso foi realizado pela gerente e bióloga Eliane Débora, da Gerência de Apoio à Produção de Animal Silvestre (Geas) e teve como objetivo capacitar os técnicos presentes, para desenvolverem junto aos produtores locais, as técnicas adequadas para a criação de abelhas e apresentar aos mesmos, a atividade como uma alternativa de renda para suas famílias.

Dividido em etapas teóricas e práticas, no curso, os técnicos receberam ainda orientações sobre a escolha correta da área para o meliponário (agrupamento de colmeias de abelhas sem ferrão), bem como, sobre a confecção de caixa racional para as abelhas.

    A confecção de caixa racional para as abelhas foi demonstrada durante o curso.

Participaram do curso, técnicos da unidade local do Idam, de Fonte Boa, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (Idsm), Secretaria de Produção e Abastecimento e representantes da Associação de Moradores e Usuários da Reserva Mamirauá Antônio Martins (Amurmam) e da Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

Segundo Weberty Dário, gerente do Idam em Fonte Boa, o desenvolvimento da meliponicultura em Fonte Boa garante aos produtores, novas alternativas, econômicas, melhorando assim, sua renda e qualidade de vida, “a expectativa é que com a melhoria da qualidade da assistência técnica oferecida possamos contribuir para o desenvolvimento da Meliponicultura em Fonte Boa, visto que, os produtores ainda trabalham de forma empírica, e com isso, aumentar a renda do produtor rural e de sua família”, pontua o gerente.

Meliponicultura no Amazonas

A meliponicultura é a criação de abelhas silvestre nativa sem ferrão, diferente da apicultura que trabalha com abelha com ferrão. A meliponicultura está presente em 42 municípios do Estado, especialmente em Boa Vista do Ramos; Manacapuru; Benjamim Constant; Barreirinha; Maués; Urucurituba; Manaquiri; Itapiranga e Urucará. Com base em dados do Idam, a produção de mel, atualmente, gira em torno de 22 toneladas por ano.

    Caixa racional para as abelhas.