Idam de Manicoré realiza entrega de sementes do governo do estado e orientação técnica a produtor do município

Técnicos da Unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Manicoré, a 390 quilômetros de Manaus, realizaram, na manhã da última quarta-feira, (19/12), visita à propriedade do piscicultor da Elizon Nunes de Souza.

A visita teve como finalidade repassar ao produtor, as sementes de milho adquiridas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), juntamente com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam).

Na oportunidade, foi realizada ainda, orientação técnica voltada ao plantio mecanizado do milho, bem como, da produção e desenvolvimento de mudas de Açaí Euterpe precatória, o melhor em relação aos ativos antioxidantes que combate os males cardíacos e as doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer e que, no Amazonas, é produzido em larga escala.

O produtor que, atualmente, possui foco produtivo na criação de peixes, pretende expandir sua atividade com o cultivo do açaí. Atualmente sura propriedade conta com uma área de 25 hectares para o plantio do milho e, futuramente, do açaí.

Segundo Mariza Lisley, gerente do Idam em Manicoré, “o criador recebe assistência da unidade local quanto às políticas públicas Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Cartão do Produtor Rural (CPR) e Cadastro Ambiental Rural (CAR), além do Crédito Rural, e assistência técnica na criação por meio de visitas do engenheiro de pesca da Sepror, Mateus Sanches”, finalizou