Idam de Nova Olinda do Norte faz assistência técnica em comunidade de Borba

Extensionistas da unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), do município de Nova Olinda do Norte, a 126 quilômetros de Manaus, realizaram uma visita aos associados da Associação Agroextrativista do Distrito Foz do Canumã, que faz parte do município de Borba, mas é assisto pelo Idam de Nova Olinda do Norte devido a distância.

Na área da associação visitada pelo corpo técnico do Idam, está sendo implantado um viveiro com 50 mudas de Açai do tipo (BRS Pará), onde 39 associados serão beneficiados. O projeto recebeu recursos financeiros oriundos do edital Floresta em Pé, da Fundação Amazonas Sustentável (Fas) e o Fundo Amazônia/Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O acompanhamento da associação vem sendo feito desde o ano 2011 e para o gerente do Idam de Nova Olinda do Norte, Vicente Silva, essa visita é pra dar o bom andamento à implantação das mudas. “A importância dessa visita é para que, através da orientação técnica do Idam, esses trabalhadores venham ter, `êxito, visto que, a muda fica em período de formação durantes 6 meses”. Vicente também explica que 60% das mudas serão plantadas nas terras dos associados para recuperação de áreas degradas e outros 40% para comercialização em áreas vizinhas.

Os beneficiados com as mudas de Açaí poderão começar a produzir nos períodos de 3 a 4 anos, gerando emprego e renda aos moradores daquela região. Também durante a visita, foi realizada uma reunião com o grupo de mulheres costureiras da Vila Canumã, que também já tiveram os projetos financiados pela Fundação Amazonas Sustentável (Fas) e o Fundo Amazônia/BNDES.