Idam de Pauini promove Demonstração de Método (DM) sobre a cultura da mandioca

A 923 quilômetros de Manaus, no município de Pauini, a unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou na última quinta-feira, (10/05), Demonstração de Método (DM) relacionado à cultura da mandioca.

Alunos do Cetam, o professor e engenheiro agrônomo Sávio Marques, produtores familiares do município e equipe técnica do Idam participaram da demonstração.

Durante a atividade, realizada em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), foram apresentados processos de preparo de solo para o correto cultivo de mandioca, bem como suas fases, através do uso de equipamentos agrícolas (arado, perfuratriz e a enxada rotativa).
A demonstração contou com a presença de alunos do Cetam, do professor e engenheiro agrônomo Sávio Marques, produtores familiares do município, além de equipe técnica do Idam em Pauini.

Formação das leiras, parte do processo de plantio.

Simone Andrade, gerente do Idam em Pauini, destacou o trabalho desenvolvido, que garantirá aos presentes, o conhecimento e as habilidades necessárias para o desenvolvimento e aplicação das técnicas de plantio, “desenvolvemos atividades não só de aragem, mas também de correção de solo através do processo de calagem, adubação e abertura de sulcos na terra, a formação das leiras” pontuou a gerente.

Produtores do município participa ativamente da atividade.

Demonstração de Métodos (DM)
É uma atividade que propicia a utilização de uma técnica conhecida e comprovada, de forma objetiva e clara, pelo demonstrador, a uma pessoa ou a um grupo de pessoas que possua interesses comuns, com a finalidade de desenvolver destrezas e habilidades, uma vez que seu princípio básico é aprender a fazer, fazendo.

Uso de equipamentos agrícolas para demonstração.