Idam de Presidente Figueiredo da assistência aos avicultores locais

Na tarde de terça-feira, (15/05), em Presidente Figueiredo, município distante 107 quilômetros da capital amazonense, criadores de aves de corte e postura, assistidos pela equipe de extensionistas da unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) do município, participaram da assinatura de projetos para custeio pecuário, voltados à avicultura de postura.
Os recursos, provenientes de financiamento junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), possibilitarão aos produtores beneficiados, incrementar suas atividades, oportunizando melhor eficiência e, consequentemente, maior rentabilidade. Segundo Luis Aldiney, gerente da unidade local do Idam no município de Presidente Figueiredo, a assistência e assinatura dos projetos junto aos produtores, evidencia os esforços do Governo do Amazonas, que por meio do Idam, órgão vinculado ao Sistema Sepror, traz novas perspectivas ao homem do campo, gerando desenvolvimento e melhora na qualidade de vida dos mesmos.

Produtor beneficiado, assinando o termo de contrato

Avicultura de postura no Amazonas
A avicultura, no estado, concentra-se principalmente na região metropolitana de Manaus, com mais de 1,49 milhões de caixas de ovos por ano. Os principais municípios produtores são Manaus, Iranduba, Manacapuru e Rio Preto da Eva. O Amazonas ocupa a décima quarta posição do país na criação de aves. A avicultura familiar é primariamente direcionada para a criação de galinha caipira como uma atividade voltada à segurança alimentar e nutricional, com 16.000 criadores. Na criação familiar, os maiores produtores são os municípios de Apuí, Manaus, Iranduba, Rio Preto da Eva e Maués.
O Amazonas produz diariamente 2 milhões de ovos e que tem um plantel de aproximadamente 2,5 milhões de aves, segundo dados da Associação Amazonense de Avicultura (AAMA), tornando o Amazonas auto suficiente na produção de ovos.

Gerente do Idam local em atendimento

 

Por: Asscom/Idam