Idam de Tabatinga apresenta programas Pró-Mecanização e Pró-Calcário na região

Na tarde da última segunda-feira, (17/06), o corpo técnico da unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Tabatinga, a 1.105 quilômetros de Manaus, com apoio do Idam-central, participou de reunião, para apresentação dos programas Pro- Mecanização e Pro-Calcário.

Atividade contou com apoio dos representantes do Idam Central, Helênio Figueiredo, chefe do Departamento de Operações Técnicas (Doper) e Walter Carvalho da Gerência de Supervisão e Assistência Técnica (Gesat).

Foram apresentadas aos participantes, as técnicas utilizadas pelos programas, suas condições, bem como, a importância estratégica dos mesmos, para a agricultura familiar e, consequentemente, para o progresso econômico das famílias produtoras da região.

A atividade contou ainda com participação dos representantes do Idam Central, Helênio Figueiredo, chefe do Departamento de Operações Técnicas (Doper) e Walter Carvalho, da Gerência de Supervisão e Assistência Técnica (Gesat) e representantes da Câmara Municipal.

Segundo Orlando Nascimento, gerente do Idam em Tabatinga, a reunião teve saldo positivo e trará boas consequências para os produtores assistidos pela unidade local, “é o município de Tabatinga no rumo certo, e a unidade local, cumprindo seu papel e se capacitando cada vez mais para o trabalho junto aos produtores familiares da região”, pontuou o gerente.

Programas Pró-Mecanização e Pró-Calcário

O Programa de Pró-Mecanização é uma linha de crédito subvencionada pelo Governo do Estado, através da Sepror, por meio do termo de convênio n° 04/2015 (Sepror/Agência de Fomento do Estado Amazonas – Afeam e Idam), com vigência até 2020. O Pró-Calcário é um programa voltado para a correção do solo, no qual o calcário é lançado no solo para que se tenha mais produtividade corrigindo a acidez do solo.