Idam de Urucurituba inicia trabalhos para desenvolver Aquicultura no município

Em Urucurituba, a 218 quilômetros de Manaus, extensionistas da unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou uma visita nas comunidades de São Sebastião Costa do Raminho, Comunidade Nossa Senhora de Nazaré e na Estrada do Tabocal.

Gerente do Idam em Urucurituba, Ronan Souza, equipe técnica da unidade local e produtores familiares durante a visita.

O objetivo da visita aos mais de 73 agricultores familiares e produtores rurais pertencentes a estas comunidades, foi socializar a atividade da Aquicultura no município, para que se torne uma prática, que leve ao desenvolvimento das comunidades, ecologicamente correto e economicamente viável aos trabalhadores.

Discussão sobre a atividade da Aquicultura no município junto aos produtores.

Atualmente, os moradores das comunidades, trabalham com várias culturas, mas, as principais são: a banana; maracujá; cacau e mandioca. Para o gerente do Idam de Urucurituba, Ronan de Souza, esta visita, é o pontapé inicial. “Depois das visitas as comunidades, serão apresentados os planos. De acordo com o relatório do engenheiro de pesca, Marcel Ribeiro, também contaremos com o apoio da prefeitura”, explicou o gerente.

Gerente do Idam em Urucurituba, Ronan Souza, equipe técnica da unidade local e produtores familiares das comunidades visitadas.

Os técnicos do Idam darão toda a assistência técnica necessária aos produtores para a elaboração de projetos de crédito rural, junto a Agencia de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e Banco do Povo. “A maior importância em primeiro lugar, é agregar a atividade da aquicultura na região, pois as comunidades estão sofrendo com a não preservação, trazendo alternativa de subsistência, posteriormente trabalharemos com atividade extensiva, desta forma, gerando renda aos agricultores e produtores rurais da localidade”, afirmou o gerente do Idam.