Idam desenvolve atividade sobre agricultura orgânica em Codajás

No último sábado, (14/04), a unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), em Codajás, município distante 297 quilômetros de Manaus, realizou, em parceria com a Prefeitura de Codajás, reunião com produtores familiares da região voltados à agricultura orgânica.

    Cerca de 40 produtores do município participaram da atividade.

A atividade contou com presença e apoio técnico das empresas Bellamazon e Frooty, atuantes na fabricação de conserva de frutas, e açaí processado, respectivamente e objetivou a certificação dos agricultores orgânicos do município.

A certificação, além de garantir a qualidade do produto/serviço ao consumidor, está na regulamentação dos processos e tecnologias de produção necessárias para a manutenção de padrões éticos do movimento orgânico e credibilidade do produto e produtor no comércio.

Segundo o gerente local do Idam em Codajás, Francisco Neponuceno, a meta é cadastrar todos os agricultores do município, “Através dessa parceria virão grandes benefícios para o município, como a construção do viveiro de mudas de Codajás, garantindo sempre a integridade do solo e das espécies”, pontua o gerente.

    Representantes do Idam e das empresas Bellamazon e Frooty repassam as informações aos participantes.

Produção de orgânicos

Pela legislação brasileira, considera-se produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele que é obtido em um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local. Para serem comercializados, os produtos orgânicos deverão ser certificados por organismos credenciados no Ministério da Agricultura, sendo dispensados da certificação somente aqueles produzidos por agricultores familiares que fazem parte de organizações de controle social cadastradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que comercializam exclusivamente em venda direta aos consumidores.