Idam destaca regularização do trabalhador rural em solenidade de certificação de registro de granjas

Evento beneficiou sete granjas com certificado e envolveu todos os órgãos do Sistema Sepror

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) participou, na quarta-feira (15/03), de uma cerimônia de entregas de certificados de registro a estabelecimentos avícolas, realizada pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), na sede da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA).

“O Governo do Estado do Amazonas sempre estará presente na ponta, na execução das políticas públicas, e a avicultura sempre poderá contar com o Idam. O produtor pode contar com o Idam para atuar na regularização através das nossas unidades locais, assegurando que o trabalhador rural tenha sua documentação em dia”, ressaltou o diretor técnico do Idam, Radson Alves, que participou da cerimônia representando o diretor-presidente Daniel Borges.

Durante a cerimônia, sete certificados de registro foram entregues a representantes de estabelecimentos avícolas do Amazonas, entre estes a Granja Ziza, da avicultora Yoko Sakamoto. Para ela, este registro é fundamental para que sua granja seja reconhecida por sua segurança sanitária na produção de ovos e criação dos animais.

“Estamos agora na fase final da implantação de um abatedouro e são vários critérios a serem atendidos. É difícil para o pequeno produtor atender a todos os critérios da legislação, então para nós é uma conquista conseguirmos este registro”, comentou.

Também participaram do evento o presidente da FAEA, Muni Lourenço; o diretor técnico da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Leandro Góes; o gerente de inspeção de produtos de origem animal da Adaf, Emílio Afonso; diretor-presidente da Adaf, José Omena; assessor técnico da Secretaria do Estado da Produção Rural do Estado do Amazonas (Sepror), Luiz Otávio; superintendente federal de avicultura do Amazonas (SFA-Mapa); e Marcio Miyamoto, presidente interino da Associação Amazonense de Avicultura.

FOTOS: Ártemis Cunha/Idam