Idam discute ações no Plano Diretor da Região Metropolitana de Manaus

Nesta quarta-feira, 20, o Diretor-Presidente do Idam, Edimar Vizolli recebeu em seu gabinete o Sr. Ivan Moraes, tecnólogo em gestão ambiental do Consórcio Vetec/Valente, contratado pelo Governo do Amazonas, para apresentação do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Integrado da Região Metropolitana de Manaus.
Durante a exposição feita a Diretoria Executiva do Idam, Ivan Moraes ressaltou a importância desse Plano Diretor da Região Metropolitana de Manaus que será desenvolvido no período de 2010 e 2020 e contemplará os municípios de Manaus , Presidente Figueiredo , Rio Preto da Eva , Itacoatiara , Careiro da Várzea , Iranduba , Novo Airão e Manacapuru . Segundo Ivan todos os municípios tem potencial e não se dão conta dessa realidade. “O Plano Diretor vai identificar e potencializar as ações em cada município. Inicialmente as equipes envolvidas no processo realizarão diagnóstico da situação atual por meio de realização de Oficinas de Sensibilização. O próximo passo é sistematizar esses dados, enfocando riscos e oportunidades e em seguida formular a proposta para implantação que será entregue – até agosto de 2010 – a Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Região Metropolitana de Manaus – SRMM.
Ao final da explanação, Vizolli prontificou-se em apoiar as atividades realizadas pela equipe do Consórcio nos municípios beneficiados, por meio das 10 Unidades Locais do Idam (localizadas nos 8 municípios), além de formular propostas do setor primário com base nos Planos Operativos elaborados pelos técnicos deste Instituto em parceria com as lideranças municipais. “É importante ressaltar que essas ações deverão ser planejadas com a participação da sociedade, respeitando as peculiaridades regionais”, enfatizou Vizolli.