Idam distribui 46 mil alevinos para piscicultores de Ipixuna

Com o objetivo de incentivar a piscicultura no sudoeste do Amazonas, o Governo do Estado, por meio da unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Ipixuna, a 1368 quilômetros de Manaus, distribuiu na última quarta-feira, (06/06), 46 mil alevinos da espécie Curipacu (híbrido entre Curimatã e Pacu), a produtores do município.

Valdécio Gomes, gerente do Idam em Ipixuna, durante atividade, destaca a importância do subsídio para o avanço produtivo dos beneficiados.

A iniciativa faz parte do programa de incentivo à produção, promovido pelo Governo do Estado do Amazonas e contou com apoio da Secretaria Estadual de Produção Rural em Envira-AM, tendo como meta principal, oportunizar aos produtores da região, a amplificação de suas atividades produtivas, diversificando assim sua fonte de renda.

21 produtores familiares foram beneficiados durante a ação, e agora, de forma integrada ao Idam, órgão vinculado a Secretaria de Produção Rural (Sepror), conduzirão o crescimento de mais uma atividade no município de Ipixuna, que atualmente possui economia baseada, principalmente, na agricultura e na pecuária.

46 mil alevinos da espécie Curipacú foram distribuídos aos produtores.

Segundo Valdécio Gomes, gerente do Idam em Ipixuna, o acompanhamento e auxílio do Idam junto aos produtores é de fundamental relevância para o avanço produtivo dos mesmos, “É de suma importância subsidiar os produtores, pois, além de fortalecer esta prática no município e aproveitar melhor o potencial hídrico e dos viveiros existentes, ao mesmo tempo melhoramos o cenário econômico, gerando renda e garantindo a nutrição alimentar das famílias produtoras da região”, pontua o gerente.

21 produtores familiares, que antes tinham foco na agricultura e pecuária, agora tem a oportunidade de desenvolver, juntamente com o Idam, uma nova alternativa produtiva no município de Ipixuna.

Piscicultura no Amazonas

Dados registrados pelo Idam apontam que no Estado do Amazonas, a demanda pelo pescado aumenta a cada ano, com previsão para um consumo de mais de 60 mil toneladas para 2018. Desse modo, com o devido incentivo, a atividade ganha mais impulso e com isso, possibilita a geração de novos postos de trabalho e renda, não só em Ipixuna, mas no Estado como um todo.