Idam e Conab realizam capacitação para 26 unidades locais sobre programas federais

Programas e procedimentos de acessos a políticas públicas foram apresentados para técnicos do interior do Amazonas

Técnicos do Idam participaram da videoconferência realizada na última quinta-feira (03/11) (Antônio Barros Jr/Idam)

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), sediou, na quinta-feira (04/11), uma videoconferência reunindo representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e das 26 unidades locais do Idam no interior. O objetivo do encontro foi o de capacitar os técnicos extensionistas para atender da melhor forma possível as demandas dos produtores no estado sobre acesso aos programas federais.

Participaram da reunião o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges; a gerente de Contratos e Convênios (Gecact) do Idam, Danielle Fernandes; o gerente de Operações e de Suporte Estratégico da Conab-AM, Laureano Pereira; a engenheira agrônoma da Conab-AM, Erica Marialva; a analista de operações e economista, Glenda Queiroz; o técnico do Programa de Venda em Balcão (ProVB), Francisco Ferreira; e o técnico do Programa Alimenta Brasil (PAB), Francisco Alves; além da superintendente da Conab, Luiza Moura.

Vídeoconferência aconteceu na sala de reuniões do Idam (Foto: Antônio Barros Jr/Idam)

A ação, que reforça o termo de cooperação técnica existente entre as partes, visa o desenvolvimento da agricultura no estado através da capacitação de técnicos extensionistas de 26 unidades locais, que tiveram dúvidas sanadas durante a realização. Para o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, a videoconferência, com interação das unidades participantes, serviu para facilitar o acesso do produtor às políticas públicas executadas pela Conab.

“Hoje estamos levando conhecimento para todos os nossos técnicos, todos os extensionistas, para atender os produtores da melhor possível, dando o encaminhamento necessário às demandas relacionadas aos programas de políticas públicas que existem na Conab. Hoje vamos mostrar para vocês quais os procedimentos e quais são as políticas para que a gente consiga dar esse retorno para os produtores”, disse Borges.

Glenda Queiroz, analista de operações Conab durante sua apresentação na videoconferência

Para a superintendente da Conab, Luiza Moura, o trabalho de cooperação com os técnicos do Idam é o principal “braço” da Companhia com o agricultor familiar.

“É o Idam quem recebe as demandas dos produtores e dos extrativistas que querem acessar nossas políticas públicas. Nós não temos essa logística para levar a informação, mas os técnicos do Idam, sim. Por isso, aproveito para agradecer essa parceria com o Idam para que possamos dar suporte para todas as entidades”, explicou.

Em pauta

Durante a videoconferência, a equipe da Conab abordou a metodologia de acesso para programas federais como o Programa Alimenta Brasil (PAB), Programa de Venda em Balcão (critérios para acesso), PGPMbio Portaria Interministerial ME/MAP nº 251 /2021 (alteração 2022), e a Plataforma Leilão Pra Você.