IDAM e DED: uma parceria promissora

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), recebeu nesta quinta-feira, 4 , na sala da presidência, representantes do Serviço Alemão de Cooperação Técnica e Social (DED).A reunião que teve como objetivo a abertura de discussões e levantamento de demandas para a concretização de uma parceria entre o Idam e a Ded no município de Boca do Acre, contou com a presença do Diretor de Assistência Técnica e Extensão Florestal do Idam, Malvino Salvador, do Chefe de Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Datef), Sérgio Gonçalves, do representante da Gtz , Marcelo Nunes, da Coordenadora do Ded, Heik Friedhoff, além de representantes da Gerência de Produção Não-Madeira(GPNM).
No primeiro momento da reunião, os presentes discutiram as experiências obtidas na visita da Ded ao município de Boca do Acre, ocorrida em setembro de 2009, onde puderam conhecer as ações de Ater desenvolvidas pelo Idam , bem como analisar as potencialidades econômicas e sociais da região para a implantação das ações do Serviço de Cooperação Alemã no município.Após a conversa foi exibido aos representantes da Ded uma apresentação em slides do Idam, contendo os dados técnicos, áreas de atuação, número de beneficiados,parceiros, entre outros. Também foi ressaltada durante essa apresentação a parceria do Idam com a Cooperação Técnica Alemã (GTZ) e as atividades desenvolvidas em conjunto com o Idam.
A Coordenadora da Ded, Heik Friedhoff, também realizou uma breve apresentação, onde expos mais detalhadamente os dados técnicos e funcionais das atividades desenvolvidas pelo Serviço de Cooperação Alemã. A Ded tem por objetivo a proteção da floresta por meio de ações de cunho sustentável, tendo como bases de atuação o sustento da democracia, o manejo e a agricultura sustentáveis. Seu trabalho está no assessoramento, monitoramento e capacitação de parceiros. A cadeia de valor da castanha foi uma das principais pautas da reunião. No Amazonas, cinco municípios já possuem usinas de beneficiamento da castanha, sendo Boca do Acre o município piloto. Tendo em vista o grande potencial da região, no que diz respeito à coleta e beneficiamento da castanha, faz-se necessário uma maior organização dos atores envolvidos em todo o processo da cadeia, desde a coleta e o beneficiamento da castanha , as associações e cooperativas de produtores.
A parceria entre Ded e Idam estará baseada no assessoramento, planejamento e organização dos atores da cadeia da castanha no município de Boca do Acre. “O Idam, por estar presente em todos os municípios do Amazonas, é considerado pela Ded um ótimo parceiro, já que possui uma boa infra-estrutura e um quadro técnico bem estruturado”, afirmou Heik.
Após a exposição de ideais, demandas, dúvidas, e o estabelecimento dos critérios para a firmação da parceria Idam/Ded , foram estabelecidas os seguintes encaminhamentos:
1-Socialização da parceria com o Diretor-Presidente do Idam, Edimar Vizolli.
2-Formalização do pedido de parceria com a Ded.
3-Diálogo da Ded em Boca do Acre no dia 10/02/10.
4- Oficina de Planejamento Estratégico prevista para a 1º quinzena de abril.
5-Idam socializa a metodologia Value Link em Boca do Acre.