Idam e FAS realizam atividade na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Amapá

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Manicoré (Idam/Manicoré), em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), realizou uma ação para emissão de Cartão do Produtor Primário (CPP) e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). As atividades aconteceram na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Amapá (RDS/Rio Amapá), na comunidade de Jatuarana, na última quinta-feira (30/05).

De acordo com o gerente do Idam em Manicoré, Rigoney da Silva Nascimento, mais de 30 agricultores familiares receberam atendimento para emissão e renovação de CPP e DAP. A ação contou com a participação e mobilização dos comunitários, além da colaboração da FAS que viabilizou o deslocamento e a alimentação da equipe.

Dada a importância da aquisição dos documentos, o Idam e parceiros pretendem estender a ação para outras comunidades da RDS, atendidas pela FAS. Além de emissão de CPP e DAP, durante a ação também foram apresentados aos agricultores familiares e produtores rurais os Programas e Políticas Públicas da Secretaria de Produção Rural (Sepror).

Produção de castanha – O gerente destaca que a comunidade de Jatuarana é conhecida pela produção expressiva de castanha. Segundo Rigoney, os produtores rurais da comunidade possuem uma estrutura denominada paiol que serve para fazer o beneficiamento da castanha, isto é, a lavagem, secagem e armazenamento.

As atividades para produção da castanha são realizadas por cerca de 60 extrativistas através da Associação Agroextrativista da Democracia do Rio Amapá (Caad). “Cada agricultor familiar possui um paiol pequeno, onde é feito parte do beneficiamento da castanha. Depois, eles levam as castanhas para o paiol central, onde é feito o armazenamento e depois a comercialização”, disse o gerente.

Conforme o gerente, além da produção de castanha, os agroextrativistas produzem ainda farinha de mandioca, açaí e banana pacovã em áreas de várzea.