Idam e FEI elaboram parceria para melhor atender comunidades indígenas do estado

Proposta visa criação de um programa de assistência técnica voltado às populações indígenas

O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Valdenor Cardoso, e a gerente de Apoio à Organização de Produtores, Joyce Magalhães, reuniram-se na tarde de ontem (04/01) com representantes da Fundação Estadual do Índio (FEI) para a formulação de uma parceria objetivando fomentar a assistência técnica aos agricultores indígenas do estado.

Conforme Valdenor, a iniciativa atende uma recomendação do governador Wilson Lima, e consiste na elaboração de um programa de assistência técnica voltado às populações indígenas do Amazonas.

“Nosso objetivo, através desta parceria, é desenvolver um programa que venha a dar assistência técnica, capacitação de mão de obra, infraestrutura e fomento à agricultura indígena, de modo que estas populações possam produzir com sustentabilidade, sem perder seus traços culturais, na perspectiva de gerar renda e ocupação, propiciando assim uma melhoria da qualidade de vida”, descreveu o diretor-presidente do Idam.

Valdenor salientou ainda a questão da desnutrição nas comunidades indígenas, ressaltando que a parceria entre Idam e a FEI será de grande importância para sanar estas dificuldades.

Assistência técnica — Por meio de suas 69 unidades locais, localizadas em todos os municípios do estado, Idam trabalha junto às comunidades rurais oferecendo serviços de assistência técnica, capacitação, elaboração de projetos para crédito rural e emissão de documentos, como o Cartão do Produtor Primário e a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

FOTOS: Kevyn Sousa/Idam