Idam e Fetagri alinham ações para intensificar participação de produtores em políticas públicas

O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Valdenor Cardoso, e representantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar no Amazonas (Fetagri), de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Unidades Locais do Idam, discutiram ações para intensificar o acesso de produtores rurais às políticas públicas disponíveis para o setor primário em videoconferência, nesta quinta-feira (10/09).

Durante a reunião, foram definidas algumas diretrizes para fortalecer o trabalho em parceria com as entidades, como a criação de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Idam e a Fetagri, a prestação da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) com apoio do Programa de Residência Profissional Agrícola, incentivar a participação dos produtores nas ações do Idam voltadas aos Projetos Prioritários, além de apoiar as famílias rurais na emissão de documentos essenciais como o Cartão do Produtor Primário (CPP) e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), entre outros assuntos.

De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, o Idam está buscando essa aproximação para que os produtores rurais tenham mais acesso às políticas públicas, conforme determinação do governador do Amazonas, Wilson Lima. “Vamos continuar intensificando o acesso de produtores ao crédito rural, e para isso o Idam está focado na análise preliminar do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A parceria com a Fetagri vai sem dúvida resultar em mais produção, crédito e capacitação”, enfatizou.

Para a presidente da Fetagri, Edjane Meireles, os produtores rurais precisam desse apoio para fortalecer a produção de alimentos. “Temos que levar desenvolvimento para as famílias rurais e o nosso estado tem potencial para isso. Agora estamos reunindo de forma virtual, mas futuramente iremos reunir com todos os representantes do Idam nos municípios e sindicatos rurais para fazermos um grandioso trabalho no Amazonas”, destacou.

Ao todo, 15 sindicatos de trabalhadores rurais dos municípios de Anori, Nova Olinda do Norte, Rio Preto da Eva, Maués, Manaus, Manaquiri, Careiro, Manacapuru, Santo Antônio do Içá, Itapiranga, Barreirinha, Tefé, Nhamundá, Manicoré e Humaitá participaram da reunião.