Idam e Sepror atuam em conjunto com FPS na entrega de equipamentos agrícolas no Careiro da Várzea

Em ação do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), que aconteceu hoje, (24/04), na sede da Associação Comunitária de Produtores Rurais do Curarizinho (ACPRC), em Careiro da Várzea, foram entregues vários equipamentos agrícolas,dentre eles três micro tratores.

Equipamentos doados pelo Fps a associação

O Sistema Sepror esteve presente no evento, através do assessor direto do secretário José Aparecido dos Santos, Robson Almeida da Secretaria de Produção Rural (Sepror); e do diretor presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Luiz Herval; bem como dos extensionistas da unidade local do Idam; o prefeito de Careiro da Várzea, Ramiro Araújo; Francisco Muniz, presidente da ACPRC; e outras autoridades locais.

A presidente do FPS, Mônica Mendes, entregou 3 micro tratores cultivadores agrícolas, 01 carreta, 01 triciclo motorizado, 01 roçadeira frontal, 10 roçadeiras manuais, 10 pulverizadores costais e 01 pulverizador mecanizado; que vão beneficiar 25 agricultores diretamente e 100 agricultores indiretamente.

Os equipamentos significam um investimento de R$ 74.600,00 do Governo do Estado que, através desta iniciativa, contribuirá para os produtores da região, para que produzam diversas culturas,como: milho, mandioca, hortaliças, entre outras.

Segundo a presidente do FPS, Mônica Mendes, “é uma recomendação do governador Amazonino Mendes a entrega dos implementos. A produção terá um aumento em 20% e vai ajudar os associados na produção agrícola e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida deles”.

Cesta com gêneros cultivados pelos produtores da associação

O presidente do Idam, Luiz Herval, explicou que com a diversificação da produtividade do Careiro da Várzea, como macaxeira, milho verde, hortaliças e também gado leiteiro, “a equipe da unidade local, que é multidisciplinar, atua em todas as linhas de assistência técnica. Por isso, é importante trazer engenheiros agrônomos, médicos veterinários e outros profissionais especializados, para ensinar o manejo correto e, com isso, melhorar a produção e fazer com que os produtores tenham  uma rentabilidade melhor”.

Presidente Luiz Herval em pronunciamento

Na ocasião, Robson Almeida informou o investimento em torno R$ 72 milhões que já foi feito pelo Governo do Estado e já está no processo de aquisição de micro tratores, tratores, ferramentas, kits pescadores, roçadeiras, casas de farinha, entre outros, irá beneficiar entre 35 a 40 mil famílias. “É uma visão que o governo Amazonino Mendes tem sobre o setor primário, para alavancar o crescimento do Estado. O Idam já está no enfoque do cadastro dessas pessoas. E é isso que o governador quer: união do Estado com os municípios, para que a população seja atendida”, frisou.

Dona Vera, produtora da comunidade local, que cultiva pepino e couve, destacou a importância dos tratores adquiridos. “Para plantarmos o pepino fazemos leira ou cova; o que antes fazíamos com enxada, agora faremos com tratores. A chegada dos equipamentos irá nos ajudar muito. Vai melhorar 100% o nosso trabalho”, explicou.

Francisco Muniz, presidente da ACPRC, destacou que a produção da região é diversificada, e que o escoamento vai pra Manaus e Iranduba,  que são os lugares mais próximos da comunidade. “Espero que nossos associados compreendam e possam zelar pelos equipamentos, que dividimos em grupo e que,  agora, possam produzir mais e se programar melhor. Eu acredito que com a organização, assim como a energia que chegou no Curarizinho, eles vão  ter mais ânimo e vão se unir mais”.

Texto e fotos: Maria do Carmo Araújo-Gerência de Comunicação/Idam