Idam e Sepror realizam dia de campo da pitaya em Rio Preto da Eva

Ação visa crescimento da atividade através da capacitação e distribuição de insumos

A atividade beneficiou cerca de 100 agricultores familiares com aulas práticas (Foto: Divulgação)

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com a Secretaria de Estado de Produção Rural do Amazonas (Sepror) e a Prefeitura de Rio Preto da Eva (distante 50 quilômetros de Manaus), realizou hoje (17/10) um Dia de Campo da Pitaya na fazenda Toca da Pitaya em Rio Preto da Eva. A atividade beneficiou cerca de 100 agricultores familiares com aulas práticas.

“Rio Preto da Eva tem alguns produtores que produzem pitaya mas não é uma produção em larga escala. Então e Sepror juntamente com o Idam e a prefeitura do município organizou esse dia de campo para atender os produtores que serão benefícios com o projeto Pitaya, através da entrega de 50 mudas de pitaya e insumos à atividade como arames, esterco, calcário e etc”, delineou o gerente da unidade local do Idam no município, José Maria Frade.

Conforme descreveu Frade, na propriedade Toca da Pitaya, onde já se encontram plantados mais de 100 mil pés de pitaya. Lá os produtores participantes receberam capacitação em seleção de área, seleção de mudas e boas práticas de plantio. Eles também foram direcionados a preparar suas áreas para o plantio fazendo uso dos insumos que lhes serão doados.

Ao longo do Dia de Campo, técnicos do Idam e Sepror atuaram na capacitação e organização dos produtores, enquanto que a prefeitura auxiliou no fornecimento de alimentos e transporte

“A ideia é começarmos um trabalho implantando 5 mil pés de pitaya em Rio preto e, a partir daí, vamos crescendo e desenvolvendo a área cultivada com pitaya no município”, concluiu Frade.