Idam em Alvarães realiza demonstração de método em peixes

Durante visitas técnicas às propriedades rurais de piscicultores, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado Amazonas em Alvarães (Idam/Alvarães) tem realizado atividades de Demonstração de Método (DM) de biometria. Segundo o gerente do Idam em Alvarães, João Mendes dos Santos, a atividade consiste em pesar e medir o peixe para acompanhar o seu crescimento.

O gerente explica que com os dados coletados durante a DM, além de obter informações sobre o peso e comprimento, é possível ainda verificar o estado de saúde dos peixes e outros aspectos relevantes à piscicultura. A ação foi realizada em parceria com a prefeitura de Alvarães, através do secretário de produção, Arilton Rocha, e faz parte do plano de intensificação da assistência técnica junto aos piscicultores. O objetivo é melhorar o desempenho na produção e produtividade de pescado no município.

Segundo Santos, o objetivo é melhorar o desempenho na produção e produtividade de pescado no município

De acordo com o gerente, somente neste mês foram realizadas duas DMs nas propriedades rurais. A primeira aconteceu na propriedade do piscicultor Boaventura Torres dos Santos Filho, no dia 17 de maio. A segunda, foi no último dia 23 de maio, na propriedade do piscicultor Franciney de Souza Cruz, localizada na estrada Alvarães/Nogueira, km 5. A ação contou com a participação de piscicultores locais, pessoas interessadas na criação de peixes e convidados.

Doação – O gerente ressalta ainda que os peixes que estão passando pelo processo de biometria, atualmente, são de propriedade de 17 piscicultores assistidos pelo Idam que, no ano passado, receberam a doação de 34,5 mil alevinos de tambaqui. “Pretendemos realizar ainda 15 DMs para completar o total de piscicultores que foram beneficiados com a doação dos alevinos”, disse.