Idam em Guajará recebe 900 quilos de sementes

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Guajará (Idam/Guajará) recebeu 900 quilos de sementes, nesta terça-feira (5), que devem beneficiar cerca de 90 famílias.

Segundo a gerente do Idam/Guajará, a engenheira agrônoma Lilia Ferreira do Nascimento, a unidade local recebeu 600 quilos de sementes de arroz do tipo BRS sertaneja, 200 quilos de milho BRS106 e 100 quilos milho verde cativerde.

A unidade local recebeu 600 quilos de sementes de arroz e 300 quilos de milho

Antes da entrega para as famílias, as sementes passam pelo processo de germinação onde serão colocadas em um papel toalha dentro de bandejas de isopor onde serão molhadas, diariamente, por sete dias. “Durante esse tempo as sementes vão germinado e a gente avalia a qualidade da semente e o quantitativo que vai germinar. Aí sim com a certeza que terá entre 85% e 100% de semente germinada podemos fazer a distribuição das sementes, garantindo que no campo essa semente germinará sem problemas”, detalhou a agrônoma.

Lilia destacou, também, que a entrega aos agricultores familiares está prevista para o dia 18 de fevereiro, mas somente as famílias que já estão com áreas prontas para o plantio serão beneficiadas. E, constam na seleção das 90 famílias, produtores das comunidades ribeirinhas de Rio Boa Fé Campinas, Juruá, Gama Igarapé e Grande Generoso Badejos.

A entrega aos agricultores familiares está prevista para o próximo dia 18 de fevereiro