Idam em Parintins inicia ação de visita de Ater em comunidades

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Parintins (Idam/Parintins) iniciou, nesta segunda-feira(8), uma jornada de visitas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) as comunidades da região do rio Uaicurapá. A ação junto aos produtores rurais e agricultores familiares terá duração de cinco dias.

Segundo o gerente do Idam/Parintins, o engenheiro de pesca Lucivaldo Ribeiro Pereira, na programação constam atividades de visita técnica, reunião com os produtores, supervisão de crédito, emissão e renovação de documentos como o Cartão do Produtor Primário (CPP), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Além disso, a equipe técnica pretende ministrar palestras sobre crédito rural e acesso aos programas pró-mecanização e pró-calcário, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Merenda Escolar (PNAE), Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), entre outros. Serão identificadas ainda, áreas com potencial para fruticultura, culturas industriais e pecuária com adoção de novas tecnologias.

“Apesar do período chuvoso que acaba atrapalhando um pouco as visitas de campo, a nossa expectativa é atender mais de 10 comunidades na região do rio Uaicurapá. A decisão de fazer uma ação conjunta nesta região, foi devido ser uma área que contempla muitas comunidades e que carece de atendimento profissional”, disse o gerente.

Ainda segundo Lucivaldo, a equipe técnica que embarcou para as visitas de Ater é composta por cinco técnicos em agropecuária, um zootecnista, um médico veterinário, um estagiário do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) do curso de Recursos Pesqueiros, um motorista fluvial, além do gerente da unidade local.