Idam em Urucurituba auxilia produtores rurais e agricultores familiares no Crédito Rural da Afeam

Em Urucurituba, mais oito produtores rurais e agricultores familiares assinaram projetos de crédito rural para participar do programa Afeam Agro, da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), que foram elaborados pela unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Segundo dados do Idam, os produtores rurais e agricultores familiares passam por uma seleção inicial, em seguida, por seleção da atividade a ser financiada; pesquisa cadastral; apresentação de documentação individual, do imóvel e da atividade; e elaboração de projeto técnico realizado pelo Idam. Todas as documentações são assinadas pelos solicitantes e encaminhadas a Afeam.

Os projetos serão analisados e, posteriormente, contratados junto à agência de fomento. Após esta fase segue-se a liberação de recursos, acompanhamento das etapas de implantação e ampliação do projeto, e emissão de laudos de vistorias.

“O Idam trabalha com a parte da elaboração dos projetos e assistência técnica. Mantendo o acompanhamento durante as fases de implantação e ampliação do projeto junto às atividades beneficiadas através do fomento”, explicou o técnico do Idam/Urucurituba, Márcio Júnior.

De acordo com Júnior, as atividades agrícolas a serem financiadas pelo programa junto a estes interessados são referentes à modalidade de custeio e investimento para a pecuária, pesca artesanal e as culturas da mandioca e cacau.

Comunidades – As solicitações de crédito foram realizadas por agricultores familiares e produtores rurais das comunidades Terra Preta do Limão, São Sebastião do Tabocal, Limãozinho, Monte Horebe, Lago Preto e Paraná do Ramos.

Projetos aprovados – Este é o segundo grupo de Urucurituba que busca o acesso ao crédito do Afeam Agro neste ano de 2019. No mês de abril, 16 produtores rurais tiveram seus projetos aprovados e a Afeam liberou um recurso no valor de R$ 175.021,81.