Idam em Urucurituba emite 15 novas carteiras do Produtor Rural

Em janeiro, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Urucurituba (Idam/Urucurituba), distante 218 quilômetros de Manaus, emitiu 15 carteiras do Produtor Primário e renovou outras 15 carteiras a produtores rurais das comunidades Terra Preta do Limão, São José Lago do Arrozal e Vila Silva.

Com a Carteira do Produtor Primário o beneficiário passa a ter acesso a isenção de ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços) na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos para o uso na produção de atividades agropecuárias, pesqueiras e florestais, no Amazonas; a carteira dá acessa a desconto de energia elétrica junto a operadora, mediante o cadastro e a vistoria da empresa de energia elétrica; o produtor pode utilizar notas fiscais modelo 04 (Produtor Rural) sem o destaque do ICMS; e ainda no processo de aposentadoria, é indispensável a apresentação da Carteira do Produtor Rural no INSS, que comprova o tempo trabalhado no setor primário.

A Carteira do Produtor Rural proporciona benefícios aos agricultores familiares

Entrega

O Idam/Urucurituba entregou, ainda, 20 quilos de sementes de milho do tipo BRS Caimbé e 40 quilos de arroz sertaneja para a Associação dos Produtores de Terra Preta do Limão (Aprotel), na última terça-feira (29). A ação contou com a parceria da Prefeitura de Urucutituba.

De acordo com o assessor técnico do Idam/Urucurituba, Márcio Junior, a prefeitura auxilia disponibilizando maquinários, proporcionando assim a limpeza necessária para o plantio. “Agora, até o final de fevereiro os produtores rurais já plantam as sementes e a expectativa de colheita é no próximo mês de agosto”, detalhou.

As primeiras colheitas dos produtores rurais estão previstas para o próximo mês de agosto