Idam em Urucurituba participa da 16ª Festa do Cacau

Começa nesta quinta-feira (25/4) e vai até o próximo sábado (27/4) a 16ª Festa do Cacau & Feira Cultural de Urucurituba (distante 218 quilômetros de Manaus). Durante o evento, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) dará palestras e orientações sobre o cultivo do cacau e de outras culturas aos produtores rurais do município, que figura entre os quatro maiores produtores no Estado.

Os eventos de capacitação do Idam serão realizados no período da manhã, no Bosque Municipal da cidade. De acordo com o gerente do Idam/Urucurituba, Ronan de Souza, o Instituto fará palestras sobre cultivo, conservação e industrialização dos produtos do cacau, além de palestras sobre piscicultura.

“O momento vai ser oportuno para trocar informações com os produtores rurais. E temos ainda um diferencial: nosso cacau é de produção 100% orgânica, não leva nenhum defensivo, o que faz de Urucurituba um destaque”, detalhou.

Segundo dados do Idam do ano passado, Urucurituba encerrou a safra com 116,40 toneladas e aparece como quarto maior produtor de cacau no Estado. No topo da lista estão os municípios de Apuí, com produção registrada de 196 toneladas, e de Coari e Nova Olinda do Norte, cada um com 184 toneladas.

Urucurituba encerrou a safra de 2018 com produção de 116,40 toneladas

De acordo com Ronan de Souza, a previsão de produção para este ano em Urucurituba deve ser de, em média, 120 toneladas. A safra encerra na segunda quinzena de junho. Vale destacar que o município tem cerca de 80 produtores rurais dedicados a essa cultura.

Segundo o gerente do Idam/Urucurituba, a maior parte do cacau produzido no município é comercializada para o estado do Pará, onde é beneficiado e até exportado.

Feira Cultural – Além dos eventos de capacitação para os produtores rurais, a Festa do Cacau traz uma programação de shows que inicia já nesta quinta (25/4), a partir das 13h. Entre as atrações estão DJ Wendel Monteiro, Guto Lima e Xiado da Xinela.

Haverá ainda o desfile das candidatas e candidatos a Rainha e Mister Cacau 2019. Na sexta-feira (26/4), o município recebe o cantor Amado Batista e, no sábado (27/4), entre outras atrações, subirão ao palco a banda Pixote e o cantor Leo Magalhães.