Idam faz apresentação em evento sobre regularização ambiental

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) participou da 2ª Oficina de Planejamento para Elaboração de Modelo Simplificado do Programa de Regularização Ambiental (PRA) para o Estado do Amazonas. O evento, que iniciou ontem (21/05) e encerra hoje (22/05), acontece no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM).

Durante o evento, a chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Datef) do Idam, Nadiele Pereira Pacheco, palestrou sobre a proposta de fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Segundo Nadiele Pacheco, o objetivo foi demonstrar o modelo de Ater que o Idam trabalha e colabora com as discussões. “A proposta apresentada visa contribuir com um modelo de Ater ideal para elaboração dos projetos de recuperação ambiental”, disse.

O evento promovido pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) tem como objetivo discutir a criação de um modelo simplificado para o PRA. As discussões terão como base os resultados do Projeto Biomas, Plataforma Webambiente e Estratégias de Ateg/Ater no contexto do Sul do Amazonas.

A chefe do Datef palestrou sobre a proposta de fortalecimento da prestação de serviço de Ater

1ª Oficina – No dia 17 de abril, ocorreu a primeira oficina que contou com a participação de representantes de instituições federais e estaduais relevantes para o sucesso da proposta. Durante o encontro, foi utilizada a ferramenta de análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) para estruturar as ideias dos participantes e trazer mais clareza sobre o contexto em que o projeto será construído.

A segunda oficina, realizada nesta semana, visa dar continuidade às discussões sobre a construção do modelo simplificado de PRA para o Estado do Amazonas.