Idam faz assistência técnica nas comunidades de São Paulo do Açú e Boas Novas, localizadas no Rio Andirá em Barreirinha

­­­­­­­­­­­­­­­­A unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) em Barreirinha, distante 331 quilômetros de Manaus, representada pelo seu gerente Carlos Calafate Ferreira e o motorista Érison Góes realizou no último sábado,10, visita técnica nas comunidades de São Paulo do Açú e Boas Novas, localizadas no Rio Andirá.

Na ocasião foram visitadas as propriedades do Senhor João Melo Brito e Herliton Vargas, ambos financiados pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) para o cultivo de maracujá e mandioca, respectivamente.

Produtor João Brito exibindo as polpas de maracujá

Para o produtor de maracujá João Brito, a atuação do Idam é de grande ajuda para o desenvolvimento das atividades e complementou “Os financiamentos voltados para o setor primário são de fundamental importância e garantem os investimentos necessários para as instalações das culturas”. O produtor está cadastrado no Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e espera aumentar a sua produção após a instalação do sistema de irrigação por gotejamento e o plantio de mais 100 pés de maracujá.  Atualmente, sua produção média é de 300 Kg de polpa por mês.

Produtor de macaxeira Herliton Vargas e o gerente Carlos Calafete

Já o produtor de mandioca Herliton Vargas, espera começar a produção de farinha em breve para comercializar na sede do município de Barreirinha. Além da roça, o produtor também comercializa castanha, oriunda do extrativismo.

Castanhas da propriedade do Sr. Herliton Vargas