Idam faz visita técnica a produtores rurais no município de Tefé

Produtores rurais do município de Tefé, a 575 quilômetros de Manaus, receberam na última quinta-feira, (19/04), visita técnica de extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). O objetivo da visita do Idam aos produtores que residem no ramal do Pavão, foi fazer o cadastro dos produtores para a participação no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é fomentado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) do Governo Federal, operacionalizado no Estado pelo sistema Sepror e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Gerente local do Idam, Sidney Araújo e produtor do Ramal do Pavão durante a atividade.

Também foram dadas pelos técnicos alternativas sobre o controle de brocas que surgem nos frutos do abacate e cupuaçu que vem causando prejuízos aos trabalhadores. Além da produção de abacate e cupuaçu, os moradores também desenvolvem as culturas da mandioca e banana. Na ocasião também houve trocas de ideias com os produtores e vistorias prévias para elaboração de projetos.
Para o gerente do Idam de Tefé Sidney Araújo, a expectativa é boa para os produtores da localidade. “Estamos fazendo o cadastro e dando assistência técnica necessária para que eles possam vender suas produções no programa do Governo do Estado (PAA), isso com certeza vai gerar desenvolvimento e qualidade de vida”, afirmou o gerente.
A produção estimada de farinha de mandioca para este ano, em apenas dois produtores visitados são de 15 toneladas, abacate 2 mil quilos e banana mais 600 cachos.

Produtora familiar, por meio do PAA, terá mais garantia no desenvolvimento de suas atividades.

O PAA
O programa é fomentado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e operacionalizado no Estado pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A operacionalização do programa envolve a ação integrada de todo o sistema Sepror, sendo o Idam o grande apoiador na seleção e prospecção dos produtores e produtos a serem fornecidos e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), que garante a qualidade do produto a ser distribuído. O excedente desta produção pode ser encaminhado aos outros programas que são de responsabilidade da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), como o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), o Balcão de Agronegócios e as Feiras de Produtos Regionais. As prefeituras têm um papel importante e indispensável, através de suas secretarias de Produção, bem como de Assistência Social.