Idam, Fetape e Colônia de Pesca Z3 alinham parceria para evento nacional em Manaus

O Grito da Pesca Brasileira pretende reunir 10 mil pescadores em Manaus

O Diretor Presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) recebeu na tarde desta quinta-feira, o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetape-AM), João Vieira da Silva, que acumula também a direção da Colônia de Pescadores Z-3, no Alto Solimões, e a Coordenação Regional Norte da Pesca Brasileira. Em pauta a realização do evento “Grito da Pesca Brasileira”, ue será realizado em dia 26 de agosto em Manaus, para 10 mil pescadores.

O planejamento é para que, em 26 de Agosto de 2023, o Grito da Pesca, reúna 10 mil trabalhadores, para junto com as autoridades e representantes da classe, possam definir os direcionamentos que devem ser tomados para garantir condições de trabalho e melhores resultados nos próximos anos.

“É importante a participação de todos os órgãos que atuam junto ao setor de pesca e entre eles o Idam, que está sempre presente na vida dos pescadores artesanais, em todos os lugares do Amazonas”, enfatizou João Vieira da Silva.

Cartão do Produtor Rural (Pesca Artesanal)

Na reunião também foi tratada a possibilidade de realização de mutirões de atendimento para a emissão de Cartão de Produtor Rural (CPP), que possui uma alta demanda em todos os 73 escritórios do Idam.

Sendo um importante benefício para quem atua no Setor Primário, inclusive na pesca artesanal e de subsistência, o CPP é concedido pelo Governo do Amazonas e garante menores preços em todos os equipamentos e insumos necessários para as atividades, assegurando assim melhores rendimentos e ainda comprovando , para fins de aposentadoria, o tempo de serviço dos trabalhadores e trabalhadoras.

De acordo com Daniel Borges, para o atendimento especifico dessas categorias, mutirões de atendimento são realizados em datas programadas, assegurando de forma mais rápida o CTT aos trabalhadores.

“Estamos dando prioridade para a emissão do Cartão do Produtor, pois sabemos que faz uma grande diferença, para melhor, no orçamento das famílias. Produzir alimentos é prioridade, assim como garantir condições de trabalho e qualidade de vida aos trabalhadores”, finalizou Daniel Borges.