IDAM fomenta produção de banana em comunidade de Rio Preto da Eva

Na manhã desta sexta-feira, 17 de novembro, o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), João Campelo, autorizou a liberação de equipamentos agrícolas para produtores rurais do município de Rio Preto da Eva (a 78 quilômetros de Manaus).

O órgão vai entregar já na próxima semana, para agricultores da comunidade São José Lindoso, localizada no ramal ZF9, dois motores, dois fornos e um gerador de energia, os itens vão fomentar a produção de banana na localidade, uma das mais relevantes do Estado, com 600 toneladas colhidas por ano.

“Nossa meta é que com esses equipamentos, as pessoas consigam produzir mais e beneficiar toda a região, ajudando o homem do campo com sua lavoura. Polos como este precisam do apoio do Governo do Estado e foi determinação do governador Amazonino que façamos tudo para fortalecer o primeiro setor”, afirmou Campelo.

De acordo com o presidente da Associação de produtores Rurais da Comunidade José Lindoso (Asprolin), Arildo Juma, a expectativa é que com os incentivos, pelo menos 50 empregos diretos sejam criados. “Esses equipamentos vão facilitar demais a nossa vida. Estamos iniciando uma agroindústria de doce de banana, o que está se mostrando um projeto muito promissor para nós”, explicou.