IDAM incentiva a atividade de meliponicultura no município de Manacapuru

Foto : GECOM / IDAM
Foto : GECOM / IDAM

O Governo do Amazonas por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), realizou na última sexta-feira (24), um dia de atividades práticas e teóricas de meliponicultura em sistemas agroecológicos e orgânicos na comunidade São José,  ramal Nova Esperança em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).

Foto : GECOM / IDAM
Foto : GECOM / IDAM

O evento reuniu agricultores familiares e técnicos do IDAM de Manaus, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Careiro da Várzea, Iranduba e Rio Preto da Eva que participaram de palestras e atividades práticas na montagem de colmeias e transferência de abelhas sem ferrão.

De acordo com a Gerente de Apoio a produção de Animais Silvestres do IDAM, Eliane Débora Soares, é importante gerar multiplicadores da atividade de meliponicultura. “O objetivo da atividade é demonstrar técnicas adequadas para criação de abelhas sem ferrão e apresentar a atividade como uma alternativa de renda para os agricultores familiares”, explicou Eliane.

Segundo o técnico em agropecuária do IDAM, Mário Ono, essa atividade integra a criação de abelhas nativas ao sistema de produção dos agricultores. “O importante é que o produtor possa explorar de uma forma racional todos os recursos existentes na propriedade e com isso minimizar a dependência de insumos externos”, acrescentou Ono.

Foto : GECOM / IDAM
Foto : GECOM / IDAM