Idam incentiva desenvolvimento da cultura da mandioca no Alto Solimões

A capacitação aborda o beneficiamento e melhoria dos derivados na cultura da mandioca

A unidade local (Unloc) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), no município de São Paulo de Olivença (985 quilômetros distante da capital), realiza desde a segunda-feira (17/04) até a próxima quinta-feira (20/04), a capacitação de boas práticas na fabricação dos derivados da mandioca, em ação conjunta entre as associações e a Prefeitura do Município.

A capacitação que aborda o beneficiamento e melhoria dos derivados acontece em uma propriedade localizada na Estrada do Bonfim, quilômetro 1,3, no sítio Adamor Carvalho e é ministrado pela técnica em desenvolvimento social do Idam, Elcina de Lima da Silva.

Produtores de diversas associações participam da capacitação teórica e prática em São Paulo de Olivença

De acordo com o gerente da unidade local, o técnico em piscicultura Valdimar Nascimento, a capacitação tem mostrado para os participantes que existe uma grande variedade de subprodutos que podem agregar valor e aumentar a renda dos agricultores.

“Está sendo de grande aprendizado para os agricultores familiares que há anos trabalham com essa cultura. Ainda existem maneiras de agregar valores e, consequentemente, melhorar a renda para os agricultores”, explica Nascimento.

Capacitação em na fabricação dos derivados da mandioca acontece até esta quinta-feira (20)

Keila Castelo Branco, agricultora familiar e integrante da Associação de Agricultores Familiares Fortes Guerreiros de São Paulo de Olivença (AAFGSPO), disse que fez questão de aprender novas técnicas ligadas à cultura para ensinar. “Hoje estou adquirindo mais conhecimentos e quero poder repassar tudo que aprender”, revelou.

25 participantes de diferentes associações do Alto Solimões estão entre os participantes da capacitação

Para a agricultora Aléxia Lopes Liberato, que trabalha há dois anos com a cultura, participar do curso de beneficiamento da mandioca dá novos horizontes para os participantes. “Pretendo aprender mais variedade, agregando valor ao que já produzo atualmente”.

Capacitação de boas práticas na fabricação dos derivados da mandioca iniciou dia 17 e encerra no dia 20 de abril

Com 25 inscritos, participam da capacitação produtores da Associação de Produtores Rurais El-shaday do bairro do Nosso Senhor do Bonfim (El-Shaday); Associação dos Agroextrativistas de São Paulo de Olivença (AGROEXSPO); Associação de Produtores Rurais de Santa Luzia do bairro Bonfim (ASPROLUZ); Associação dos Agricultores Familiares Fortes Guerreiros de São Paulo de Olivença (AAFGSPO); Associação de Agricultores Monte das Oliveiras da Comunidade Nova Jordânia (AAMOCNJ).

Fotos: Divulgação/Idam