Idam inicia curso de Boas Práticas de Produção de Abacaxi para equipe técnica

Realizado em parceria com a Embrapa, o curso reúne 26 técnicos do Idam para nivelamento

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, hoje (25/10), a abertura do curso de capacitação em Boas Práticas Agrícolas para Produção do Abacaxi. O curso tem como público alvo membros do quadro técnico do Idam, atuantes em municípios de relevância para a cultura no Amazonas. A atividade segue  até sexta-feira (29/10), na sede do Idam em Manaus.

“A preparação de nossas equipes técnicas através de capacitação, treinamento e nivelamento tem sido uma das atividades mais importantes para o Instituto. Temos um estado diferenciado, com municípios distantes da capital, e muitos servidores que entraram recentemente por meio de concurso público”, disse o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso.

O curso, realizado em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical e a Embrapa Amazônia Ocidental, ocorrerá na forma de uma série de palestras voltadas para temas relacionados não apenas à cultura do abacaxi, mas também ao crédito rural, às organizações de produtores e ao Cartão do Produtor Primário.

O curso tem como objetivo principal realizar o nivelamento de servidores do Idam, atuantes nos municípios inseridos no Projeto Prioritário do Abacaxi, bem como outros considerados de maior relevância para a cultura.

A gerente de Apoio à Produção Vegetal do Idam e coordenadora do curso, a engenheira agrônoma Anecilene Buzaglo, ressaltou ainda que o Idam tem forte envolvimento com a pesquisa aplicada.

“Nós que estamos no campo conseguimos compreender a realidade que vivenciamos no Amazonas. Então nós chegamos à conclusão de que não é só a tecnologia de ponta que vai fazer o diferencial no nosso estado. Às vezes um sistema agroecológico, com uma produção orgânica é que pode ser a chave para o desenvolvimento rural sustentável”, concluiu.

Anecilene também destacou que o curso é uma das metas do Projeto Prioritário do Abacaxi, que qualifica os técnicos executores para prestar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) ao público beneficiário do projeto.

Para a agrônoma Silvia Domingues, coordenadora do Projeto Prioritário do Abacaxi, este é um curso de suma importância para o desenvolvimento da atividade no estado.

“Através desta programação nossos técnicos terão mais conhecimentos para ofertar uma assistência técnica de qualidade para o produtor rural, para que ele possa produzir de forma mais eficiente e tenha uma boa rentabilidade.

Cultura do Abacaxi — Em relação ao cultivo do abacaxi, o Amazonas contribui com 3,88% da produção nacional e 11,4% da produção regional. A atividade gera ocupação econômica e renda para, aproximadamente, quatro mil agricultores familiares e produtores rurais, sobretudo nos municípios de Itacoatiara e Careiro da Várzea, que juntos contribuem com 81% da produção do Estado.