Idam investe em embarcação rápida para atendimento do Setor Primário de Manacapuru

Apesar de estar na região metropolitana de Manaus, Manacapuru tem longas distâncias entre a sede do município e os produtores rurais. Comunidade como Caviana, Campinas, Sacambu, Ajaratuba, Iauara entre outras, estão a mais de 200 quilômetros da sede do município. Muitos locais são acessível por estrada, mas uma grande parte deles só se tem acesso pelos rios e igarapés. Por isso o trabalho dos extensionistas, exige transporte aquaviário, necessidade da maioria das unidades locais (UnLoc’s) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) em todo o estado.

“As dificuldades são proporcionais às necessidades das famílias. É por isso que o corpo técnico do Idam não mede esforços para se fazer presente em todas as comunidades rurais do estado do Amazonas, como Manacapuru por exemplo”, explica Tomás Sanches, diretor presidente do Idam.

Agraciada pelo IDAM central, a UnLoc Manacapuru, passa a contar com uma lancha totalmente equipada para as viagens dos seus extensionistas. A demanda foi apresentada há 40 dias aos Diretor Presidente, Tomas Sanches, e Diretor Técnico, Radson Alves. Nesta quarta-feira (15), o Gerente de Manacapuru, Amarildo Oliveira, acompanhando pelo Vereador Wanderley Barroso, diretamente ligado ao Setor Primário Manacapuruense, vieram ao Idam central para agradecer esse investimento feito pelo governo do Estado naquele município.

UnLoc de Manacapuru passa a contar com uma lancha totalmente equipada para as viagens dos seus extensionistas (Divulgação)

“É uma necessidade não apenas dos profissionais do Idam, mas de todas as famílias. É de conhecimento de todos que podemos alavancar nossa agricultura, mas pra isso precisamos de estrutura. Esses investimentos estão sendo feitos pelo nosso governo porque o Setor Primário é prioridade”, afirma Radson Alves, diretor técnico.

A acidez do solo, inspeções das sementes e mudas, prevenção de doenças, distanciamento correto, variedades de culturas e todas as demais atividades relacionadas à agricultura e pecuária, são ensinadas e monitoradas pelos técnicos do Idam. Além disso, as orientações para cadastramento e acesso às políticas públicas fazem parte dos trabalhos dos extensionistas.

“Em nome de todas as famílias que precisam desse atendimento e que agora vão ter a presença dos extensionistas do Idam, acompanhando o trabalho feito nas suas plantações, eu agradeço ao Governo do Amazonas, por meio do Idam. Nós do interior, nunca recebemos tanta atenção. Isso vai fazer a diferença”, agradece o vereador.