Idam, Ipaam e Sema definem direcionamento de trabalho para projetos ‘Paisagem Sustentável’ e ‘ProjeCAR’

Encontro realizado na sede da secretaria de meio ambiente serviu para verificar o andamento do plano de ação que cada pasta seguirá na execução dos projetos

Reunião foi acompanhada pelo diretor-presidente do Idam, Daniel Borges (Foto: Antônio Barros Jr/Idam)

Representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), estiveram reunidos, nesta terça-feira (04/10), para definir o plano de ação de cada autarquia na execução dos ‘ProjeCAR’ e ‘Paisagem Sustentável’, que tem como objetivo reduzir as ameaças à biodiversidade e fortalecer políticas e planos voltados à conservação e recuperação e uso sustentável dos ecossistemas amazônicos.

Estiveram presentes na reunião o diretor-presidente do Idam, Daniel Pinto Borges, o chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Datef), Luiz Rocha, a gerente de Contratos e Convênios, Danielle Fernandes, e a secretária executiva adjunta de Gestão Ambiental, Fabricia Arruda.

Entre as ações do projeto ‘Paisagens Sustentáveis’ que estão beneficiando o desenvolvimento sustentável de áreas degradadas: estudos para viabilizar a concessão florestal, apoio à elaboração de planos de recuperar áreas degeneradas, e gestão de unidades de conservação.

Já o ‘ProjeCAR’ visa o aprimoramento da infraestrutura e a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no interior do Amazonas. Atualmente, 36 municípios já serão alcançados. No escopo de execução do projeto, o Idam irá executar ações de sensibilização, inscrição e retificação do CAR.

O diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, afirmou que toda estrutura de técnicos e extensionistas rurais estão à disposição para a execução do trabalho. “O Idam possui técnicos qualificados para prestar toda a assistência necessária e estaremos à disposição para avançar nos projetos para o desenvolvimento sustentável do Amazonas”, frisou Borges.

RECURSO

Para dar celeridade na execução do ‘ProjeCAR’, até a próxima sexta-feira (07/10), será protocolado o plano de trabalho, para que, em seguida, o instituto receba o recurso de R$1.673.447,15 referente à primeira parcela. O total do recurso que será repassado ao Idam, para executar o projeto, será de R$11.495.542 milhões, proveniente do Fundo Amazônia, acessado via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).