Idam leva atendimentos para comunidade Rosa de Saron, no rio Manacapuru

 
Unidade Local do Idam realizou Mutirão para realizar Cadastro Ambiental Familiar (CAF), renovações e novas emissões do Cartão do Produtor Primário (CPP) e entregar kits do agricultor

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, no município de Caapiranga (a 134 quilômetros de Manaus), uma visita à comunidade Rosa de Saron, com o objetivo de fornecer serviços de regularização produtores da região, que a partir de agora estão aptos a participar de todas as políticas públicas voltadas para o Setor Primário.

Entre os serviços oferecidos pela unidade local do município, estão o Cadastro Ambiental Familiar (CAF), renovações e novas emissões do Cartão do Produtor Primário (CPP), além da entrega de seis kits do agricultor.

Localizada a mais de 32 quilômetros da sede do município, podendo ser acessada de barco a partir da comunidade São Jorge, a comunidade Rosa de Saron, fica no Paraná do limão, no rio Manacapuru tem cerca de 50 produtores rurais, em sua maioria dedicados à pesca, o cultivo de mandioca, do cará e também do açaí.

De acordo com o gerente da unidade local de Caapiranga, Julio Cezar Franco, o ‘mutirão’ realizado de 22 a 24 de maio, atende demandas dos moradores, que por questões de logística, muitas vezes não conseguem ir até a unidade buscar informações necessárias para seu desenvolvimento.

“Muito importante fazermos este mutirão nas comunidades do alto Rio Manacapuru, é muito longe. Por isso, durante o mutirão, tentamos levar a melhor assistência possível, e levamos também informações sobre a importância da assistência técnica e extensão rural (ATER), e as políticas públicas que podemos oferecer aos agricultores”, explicou.

Para a diretora da associação de desenvolvimento rural dos produtores da comunidade Rosa de Saron, Alzinete da Silva Carvalho, o trabalho do Idam, em levar assistência técnica e extensão rural (ATER) para a região, leva novas oportunidades para os produtores.

“Com a presença do Idam aqui na comunidade, o nosso agricultor vai estar por dentro das novas políticas públicas visto que, temos mudanças que impacta a vida de cada um dos agricultores e atualmente, com a supervisão, coordenação e a execução de atividades de ATER, tudo isso visa influenciar diretamente no desenvolvimento não só de Caapiranga, como da nossa comunidade”, afirmou.

Acesso a benefícios – Com a regularização de seus documentos, as famílias da comunidade poderão usufruir de uma série de benefícios concedidos pelo Estado ao produtor primário, entre eles a concessão de crédito rural e as chamadas públicas do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Fotos: Divulgação/Idam

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam): comunicacaoidam@gmail.com / Ártemis Cunha 92 98406-5021) / Antônio Barros Jr 92 98145-1183 / Nailson Castro 92 99113-2311 / Rita Ferreira 92 98208-9685.