Idam leva Demonstração de Métodos sobre ração alternativa para aves a produtores da comunidade Frederico Veiga

Os técnicos ensinaram a diminuir os custos de produção com uso de alimentos mais acessíveis e baratos

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, nesta terça-feira (23/05), uma Demonstração de Métodos sobre uso de ração alternativa na criação de aves caipiras. A atividade foi destinada a produtores rurais da comunidade Frederico Veiga, na zona rural de Manaus.

A ação teve o objetivo de capacitar os produtores a fabricarem a ração animal com alimentos alternativos, a fim de que eles possam diminuir os gastos com a alimentação das aves. De acordo com o coordenador do Projeto Prioritário de Avicultura do Idam, João Marcos Miranda dos Santos, a ração corresponde a 70% dos custos de produção de aves.

“A ração comercial tende a ter um aumento exponencial no preço, e com esta metodologia, o produtor tende a diminuir os custos, utilizando subprodutos da produção agrícola na alimentação animal, ou seja, diminuindo os custos com ingredientes convencionais”, explicou.

Durante a DM, os avicultores aprenderam a fazer substituições de ingredientes da ração por outros produtos encontrados dentro da própria comunidade, como mandioca, por exemplo, que pode garantir o valor nutricional necessário para a produção de ovos e aves de corte.

“Hoje, ensinamos a utilização de produtos que conseguimos com facilidade, como as raspas de mandioca, a casca de ovo e o urucum seco e triturado, utilizando em substituição a outros ingredientes convencionais como o milho, para que eles possam diminuir os custos de produção e aumentar a lucratividade”, ressaltou o coordenador.

Produtores de Aves

Os produtores rurais que participaram da atividade demonstraram interesse em iniciar a produção de ração alternativa, com objetivo de diminuir os custos com ração comercial para as aves, como é o caso da produtora Edilandia Maria Alves de Oliveira, de 61 anos.

“Vi que temos condições de produzir a comida para as nossas aves e foi muito bom aprender como fazer a ração, que é muito importante”, disse.

“Antes, a gente criava a galinha sem os devidos cuidados e hoje temos todo um manejo, todo um cuidado, o tratamento sanitário. Por meio da assistência técnica do Idam, conseguimos melhorar nossa produção e produzir mais. Aprendemos muito hoje e daqui para frente é só melhoria, garantiu a produtora Izete Aurélio Dacio, de 53 anos.

Fotos:  Rita Ferreira/Idam

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam): comunicacaoidam@gmail.com / Ártemis Cunha 92 98406-5021) / Antônio Barros Jr 92 98145-1183 / Nailson Castro 92 99113-2311 / Rita Ferreira 92 98208-9685