‘IDAM MAIS AGRO’ EM MOVIMENTO*

A caminho do Distrito de Santo Antônio do Matupi, no km 180, da BR-230 (Transamazônica), sentido Humaitá a Apuí, na região sul de Manicoré. Onde iremos participar do lançamento do programa ‘Amazonas Mais Verde’, a ser feito pelo governador Wilson Lima, fizemos uma parada de trabalho em Humaitá, onde estamos agora.

E aqui constatamos mais uma vez que Humaitá caminha a passos largos e acelerados para se transformar em um Polo Agroindustrial.

Ao longo das rodovias observa-se a formação de fazendas com pecuária e plantios de açaí em larga escala.

Nos campos naturais, observa-se máquinas agrícolas fazendo o preparo de áreas (gradagem ,  aração, e nivelamento) de mais de três mil hectares para o plantio de soja.

No distrito de Realidade, a 100 quilômetros de Humaitá (sentido Manaus), como já citado, as Agricultoras Familiares intensificam o plantio do açaí consorciado com café e cacau, em Sistemas Agroflorestais.

É o setor Agropecuário se organizando e promovendo o Desenvolvimento Rural Sustentável desta região que, ainda carece dos serviços como regularização fundiária, regularização ambiental, insuficiência de assistência técnica, estradas vicinais… Cujos provimentos o Governo Wilson Lima vem intensificando, como é o caso do Programa ‘Amazonas Mais Verde’, a ser lançado neste sábado (19/09), em Matupi.

O IDAM NÃO PARA!!

*Diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso