Idam oferece capacitação em boas técnicas de cultivo de café em Rio Preto da Eva 

Dia de Campo do Café realizado na Fazenda Progresso, contou com a participação de cerca de 200 agricultores, técnicos e estudantes

Com o objetivo de oferecer capacitação aos agricultores familiares, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), realizou nesta sexta-feira (19/05), um Dia de Campo da Cultura do Café. A atividade ocorreu na Fazenda Progresso, localizada no município de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus), e teve um público composto de agricultores familiares, técnicos, pesquisadores e estudantes.

Para o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, esta ação representa uma iniciativa do órgão de levar capacitação e desenvolvimento rural através de Dias do Campo

“O Idam existe para atender aos produtores rurais, então devemos agradecer aos que se fizeram presentes neste Dia de Campo do Café. Sempre devemos reconhecer o trabalho do produtor que busca o Idam para adquirir assistência técnica e capacitação”, afirmou.

Conforme Pedro Chaves da Silva, gerente de Capacitação e Metodologia de Ater do Idam, o Dia de Campo proporcionou aos participantes a oportunidade de aprender novas tecnologias, práticas e cultivo e também descobrir novos cultivares de café robustas amazônico.

“A cultura do café é uma das culturas que mais crescem na nossa região, gerando emprego e renda. Aqui neste evento, produtores rurais, agricultores familiares, técnicos, pesquisadores e estudantes puderam conhecer novos cultivares de café robustas. São plantas de boa genética e boa produtividade, que conferem ao produtor rural a garantia de uma boa produção”, observou Pedro Chaves.

Com a presença de cerca de 200 participantes, o evento apresentou a agricultores familiares o cultivo de café na Fazenda Progresso e incluiu palestras e discussões lideradas por técnicos do Idam abordando todos os aspectos da cultura do café, desde o cultivo até a comercialização.

Para a agricultora Célia Regina Gomes, de Vila Lindóia, Itacoatiara, a ação foi uma importante oportunidade de aprendizado para que ela conhecesse a cultura do café na prática.

“Eu não conhecia o cultivo do café e também não sabia como cuidar e preparar a terra para o plantio. Foi muito bom para mim conhecer esta plantação e poder adquirir conhecimentos com os técnicos do Idam”, concluiu.

FOTOS: Marfran Vieira/Idam