Idam orienta agricultores familiares a participarem de edital da FPS

Unidades locais do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) têm trabalhado com os presidentes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para orientar e auxiliar na elaboração de projetos que atendam ao edital do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) para políticas públicas destinadas aos agricultores familiares.

Por meio do edital da FPS nº 001/2020, as organizações podem apresentar propostas/planos de trabalho no limite de até R$ 150 mil, para atividade de caráter autossustentável e ações de combate à pobreza e de geração de trabalho e renda. O certame conta com recursos totais de R$ 10 milhões, e os interessados têm até o dia 17 de fevereiro para apresentarem suas propostas, conforme prevê o chamamento público.

Para isso, os gerentes das unidades locais do Idam têm realizado constantes reuniões para explicar como os agricultores familiares podem propor seus projetos. “Essa é uma ótima oportunidade para as organizações conseguirem adquirir implementos de que estão precisando. Basta fazer um projeto, ter a organização toda regularizada e cumprir o que prevê o edital”, detalhou o gerente do Idam Iranduba, Jean Magalhães.

Nesta terça-feira (28/01), representantes de mais de 15 OSCs se reuniram no Idam Iranduba para participar de uma palestra que esclareceu as dúvidas sobre como participar do chamamento público. “Esse é o momento em que os presidentes, representantes dos agricultores familiares, podem esclarecer suas dúvidas e entender melhor como regularizar a situação de suas organizações para concorrem com seus projetos”, explicou o gerente de Apoio à Organização de Produtores do Idam, Lázaro Reis.

Mais de 15 representantes de Organizações da Sociedade Civil participaram da reunião em Iranduba

A presidente da Associação de Produtores Rurais do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) do Catalão, em Iranduba, Amine Almeida, disse que a necessidade das 31 famílias que atuam no setor primário é de um caminhão baú com ar refrigerado e implementos para mecanização agrícola.

“Ainda trabalhamos na enxada. Vamos apresentar nosso projeto, após discussão em assembleia com os associados, e acredito que a maior necessidade, neste momento, seja por transporte”, avaliou. Os agricultores familiares da associação produzem hortaliças e participam de políticas públicas como o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A Associação de Produtores Orgânicos de Iranduba (Apoi) também necessita de um caminhão baú, segundo o tesoureiro da entidade, Gefran Silva. Ele adianta que a associação deve apresentar projeto junto à FPS para atender à demanda dos 12 associados da agricultura familiar, que produzem mais de 50 itens, entre eles, couve, cheiro-verde e salsa. Segundo Gefran, atualmente, os agricultores comercializam seus produtos, entre outros lugares, por meio do Preme, PAA e nas feiras da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

O secretário da Sociedade Beneficente Nossa Senhora de Nazaré, da Comunidade Jandira, Antônio Lima, disse durante a reunião no Idam Iranduba que a organização já teve projetos aprovados nos editais da FPS em 2017 e 2018. Nas duas ocasiões, o recurso foi destinado à compra de implementos agrícolas, tratores e microtratores. “Este ano, vamos apresentar projeto para a compra de um caminhão baú, pois comercializamos nossos produtos via atravessadores”, informou.

Atualmente, 120 associados fazem parte da Sociedade Beneficente e produzem hortaliças, frutas e legumes, como melancia, jerimum e pimenta-de-cheiro. “Vale dizer que não foi fácil acessar o primeiro edital em 2017. Precisamos regularizar toda a sociedade e contratamos um contador que não fez um bom serviço. Mas, quando encontramos bons profissionais, foi possível acessar os editais”, detalhou.

Segundo o gerente do Idam, Jean Magalhães, os técnicos do Idam estão habilitados e disponíveis para auxiliar as organizações na elaboração dos projetos, e é necessário também que os produtores tenham também especialistas como um contador de confiança para atender a outras demandas exigidas de acordo com o edital. Participaram da reunião em Iranduba o vice-prefeito e secretário municipal de Produção Rural de Iranduba, Eduardo Cavalcante, e o vereador Luiz Carlos Rodrigues de Moura.

Encontros – As reuniões sobre o edital da FPS têm acontecido com organização de agricultores familiares em todo o estado. Somente em janeiro, houve reuniões na Comunidade Bom Jesus, em Tabatinga; nas Comunidades Bons Amigos e Santa Maria, em Manacapuru, e no distrito do município, na Unidade do Idam em Vila de Caviana; na Comunidade de Boa Esperança, Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Amapá, em Manicoré; na Comunidade de São Sebastião, em Alvarães; na Associação dos Pequenos Produtores da Comunidade de Vila Nova, em Anamã;  nos municípios de Autazes, Codajás e Manaquiri, entre outros municípios.

Fotos: Divulgação/Idam