IDAM orienta agricultores sobre alimentação artificial para criação de abelhas sem ferrão

N Arip 2O governo do Estado por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM vem incentivando a prática da meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) entre os agricultores familiares. No último dia 04, agricultores da comunidade Félix, município de Novo Aripuanã (distante 227 km de Manaus) foram contemplados com uma Demonstração de Método (DM) instalada pela Unidade Local (Unloc) do IDAM.

O objetivo desta DM é quantificar produção de mel e a possibilidade de multiplicação de colmeias, afirma Rejane Araújo, técnica do IDAM/Novo Aripuanã. “Essa prática tem por finalidade suprir artificialmente a alimentação das abelhas, uma vez que a transferência das colmeias tinha sido recente, e as abelhas ainda não tinham alimento estocado, fato que poderia fazer com que as colmeias não vingassem”.

N Arip 4Para João Weckner, técnico do IDAM/Novo Aripuanã, a ideia é incentivar agricultores familiares que já trabalham ou que desejam iniciar a atividade, a aderir essa técnica. “A alimentação artificial de abelhas sem ferrão garante um ganho de mais de 100% na produção, permitindo que os enxames cheguem populosos na florada. Além disso, a técnica possui baixo custo. Ao analisarmos o valor do produto final e relacionarmos com o valor do alimento artificial, podemos observar o ganho que representa essa técnica”, destacou Weckner.

O agricultor familiar Pedro Valente da Silva, que participou juntamente com mais 7 pessoas da comunidade,  avaliou a Demonstração de Métodos de forma positiva. “Anteriormente tentamos fazer sem acompanhamento e não obtivemos sucesso. Com este aprendizado, agora será possível multiplicarmos nossas colmeias aumentando a produtividade e consequentemente a renda familiar. Iniciamos com 03 caixas e, já conseguimos aumentar para 9”, finaliza o agricultor.

N Arip 1Os técnicos João Weckner e Rejane Araújo, IDAM/Novo Aripuanã foram responsáveis pela instalação da DM na comunidade em parceria com o gestor da Reserva de Desenvolvimento Sustentável/RDS Juma, Marco Paulo Lima Barros.

Demonstração de Métodos (DM) – É um método que propicia a utilização de uma técnica conhecida e comprovada, de forma objetiva e clara, pelo demonstrador, a uma pessoa ou a um grupo de pessoas que possua interesses comuns, com a finalidade de desenvolver destrezas e habilidades, uma vez que seu princípio básico é a prender a fazer fazendo.  

N Arip 5