Idam participa da 7ª Reunião Ordinária do Comitê de Apoio ao Desenvolvimento do Agronegócio no Amazonas

Programas como o Pró-mecanização, Pró-calcário e Pró-sementes foram apresentados durante o encontro

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) participou da 7ª Reunião Ordinária do Comitê de Apoio ao Desenvolvimento do Agronegócio no Amazonas (Cadaam). O encontro ocorreu na segunda-feira (19/09), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), localizada na Avenida Joaquim Nabuco, no Centro de Manaus.

Durante o evento, a diretora-presidente do Idam, a engenheira agrônoma Eda Oliva, apresentou os programas de fomento do Governo do Estado, o Pró-mecanização, Pró-Calcário, Pró-sementes, como também os Projetos Prioritários elaborados pelo Idam a serem executados no período de 2019/2022.

De acordo com a engenheira, a transversalidade desses programas de incentivo vai ao encontro dos projetos prioritários do Idam. “O Pró-Calcário, Pró-Mecanização e Pró-Sementes têm atuação significativa no desenvolvimento dos 21 projetos prioritários do Idam direcionados a produção agrícola, bovinocultura e outras cadeias produtivas de potencial no Amazonas e o suporte desses programas vai contribuir com o desenvolvimento das atividades e apoiar a produção de alimentos no Estado”, destacou.

Os programas amparados pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e Sistema Sepror têm como objetivo fomentar o agronegócio na região, aumentar a produtividade das culturas e incentivar a aplicação de técnicas e tecnologias de produção de baixo impacto ambiental. Além disso, visa humanizar a mão de obra dos agricultores familiares e produtores rurais para que se obtenha maiores rendimentos sem novos desmatamentos.

O encontro reuniu representantes da Secretaria de Produção Rural (Sepror), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de produtores rurais e agroempresários.