Idam participa da entrega de implementos agrícolas feita pelo FPS em Iranduba

O diretor presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Luiz Herval, participou hoje da entrega de implementos do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), no Centro de Educação de Tempo Integral (Cete) Maria Izabel Destero e Silva, em Iranduba, a 23 quilômetros de Manaus.

Parte dos equipamentos agrícolas que foram entregues às associações.

Quatro associações de Agricultores de Iranduba receberam equipamentos para serem empregados nas suas atividades agrícolas, dentro de uma nova realidade de Mecanização da produção, com vistas a ganharem mais escala e qualidade de vida.
São elas: Agricultores da comunidade Novo Renascer (Acronor); Dos Produtores do Ramal do Pupunhal (Aparp); Associação Comunitária Rural São José (Acarsj) e Associação Beneficente Nossa Senhora de Nazaré.
O FPS fez a entrega de motores estacionários e de popa; mini tratores; embarcações; enxadas rotativas; carreta agrícola; bombas centrífugas; entre outros maquinários do setor primário de emprego, na preparação das atividades produtivas; bem como, de transporte e tratamento da terra desde a semeadura a colheita.
Foram investidos R$ 370 mil dentro do edital do FPS, que possibilita o repasse de equipamentos para somente associações e entidades coletivas e nunca individualmente. Ao todo, na atividade de hoje, em Iranduba, foram beneficiadas 180 famílias.

Diretor presidente do Idam, Luiz Herval durante atividade.

O presidente do Idam, Luiz Herval, disse “que os equipamentos vão mudar a vida das associações que, a partir de agora, terão condições de produzir mais e melhor em menos tempo e com tecnologia que irá trazer mais renda para todas as associações”.
Ainda segundo Luiz Herval, que representou a Secretaria de Produção Rural (Sepror), “os equipamentos representam os sonhos das associações que passaram no ‘vestibular’ do edital, com projetos sólidos e de finalidade coletiva. É o atendimento da demanda da população, de um governo que faz pelos seus produtores rurais o que tem que ser feito no campo. Vocês devem cuidar com carinho dos equipamentos, fazendo boa manutenção, porque é propriedade coletiva de cada um de vocês”.

Equipamentos entregues, que serão empregados nas atividades agrícolas das associações beneficiadas.

Mônica Mendes, presidente do FPS, destacou que, “estes equipamentos representam qualidade de vida para os agricultores; eles deixarão de trabalhar manualmente e passarão a usar os equipamentos, que irão ajudá – los na produção. São eles que produzem nossos alimentos que vão para a nossa mesa. Por isso, que o governador Amazonino Mendes nos recomenda que devemos melhorar a qualidade do nosso povo amazonense e principalmente os que vivem no interior”.

Representantes do Sistema Sepror, FPS e associações beneficiadas durante a atividade.

Segundo a produtora rural, Adélia Pereira, da Associação Novo Renascer da Ilha da Marchantaria, “haverá uma melhora do trabalho para todos, que poderão usar dos equipamentos de forma coletiva”. Ela esclareceu também “que a aquisição da lancha vai ajudar na mobilidade dos comunitários e também para escoar parte das hortaliças produzidas, saindo das mãos dos atravessadores”.

Motores estacionários e de popa; mini tratores; embarcações; enxadas rotativas; carreta agrícola; bombas centrífugas; entre outros maquinários entregues pelo FPS.

Com informações: IDAM e FPS
Fotos divulgação