Idam participa da primeira reunião do Cedrs com foco em seminário

A Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror), realizou hoje (28/02), a primeira reunião ordinária de 2020 do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável do Amazonas (Cedrs), sob a presidência do secretário da pasta, Petrucio Magalhães Júnior, quando, entre outros assuntos, tratou da realização do Seminário Produzir Amazonas, que acontecerá em junho; sobre a proposta de criação do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos; e a proposta do Plano Estadual de Desenvolvimento da Cadeia de Meliponicultura. A diretora presidente do  Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Eda Oliva, participou da reunião.

O secretário Petrucio Magalhães Júnior, falou sobre a realização do Seminário Produzir Amazonas, que acontecerá no Centro de Convenções Vasco Vasques proposta aprovada pelos conselheiros. “Será um grande seminário da atividade produtiva do Amazonas, onde deveremos ter aproximadamente dois mil participantes”, disse.

A proposta de criação do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos no Amazonas (PAA/Estadual) seguirá os moldes do plano semelhante em nível federal, com o intuito de atender uma quantidade maior de agricultores. “Hoje o plano federal atende aproximadamente 640 agricultores no Estado, podendo este total chegar a 3.000 agricultores, com a criação do PAA do Amazonas”, destacou o técnico Felipe Miranda, da Sepror, ao dissertar sobre a proposta que exigirá a disponibilidade de recursos financeiros do governo estadual inicialmente previstos em R$ 15 milhões de reais. Aprovada, a proposta segue agora para análise da Secretaria Executiva de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf).

A elaboração do Plano Estadual de Desenvolvimento da Cadeia de Meliponicultura (atividade de beneficiamento do mel produzido por abelhas sem ferrão) também foi tema apresentado pelo técnico Eduardo Rizzo, da Sepror, seguido da aprovação pelos conselheiros do Cedrs. As próximas discussões acontecerão via grupo de trabalho criado com participação da Sepror, Sedecti, Ipaam, Semas, Rede Mel, Seapaf, BASA e outros órgãos, com objetivo de encaminhar uma solução para normatização e apoio à cultura no estado. As conclusões serão apresentadas na próxima reunião, prevista para abril.

Na pauta do CEDRS também foi aprovada a ata da reunião extraordinária anterior, realizada em 2019, assim como a formação das Câmaras Temáticas de Crédito Rural; Apoio Técnico e Extensão Rural; Educação e Capacitação; Infraestrutura, Comércio e Organização Social; e Regularização Fundiária e Ambiental. Cada uma é composta por representações de órgãos membros do Conselho e suas respectivas atribuições, com objetivo de elaborar planos de ação a serem apresentados e aprovados no próximo encontro do Conselho.

O secretário das Cidades e Territórios do Amazonas, Ricardo Francisco, participou da reunião, assumindo o compromisso de apoiar o Cedrs na busca por soluções para as diversas questões que visam promover o desenvolvimento do setor primário.